|
Apresentação de Milton Dornellas e Pedro Osmar (Fotos: Portal Infonet) |
Desde a manhã dessa quarta-feira, 6, representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba estiveram envolvidos em reuniões com agentes culturais de Sergipe. O propósito é a apresentação do projeto do I Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente, que será realizado até novembro em João Pessoa, Paraíba. O evento propõe a cada estado a seleção e contratação de atrações culturais que o representem na realização do encontro.
Pedro Osmar, idealizador do projeto, e Milton Dornellas, se reuniram logo cedo com o Secretário de Estado da Cultura de Sergipe, Elber Batalha. À tarde, o auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea esteve aberto aos produtores culturais independentes para apresentação e discussão sobre o formato de realização do projeto.
O músico Alisson Coutto, idealizador do grupo musical Coutto Orchestra, participou da reunião e destacou o amplo espaço de debate. “Sabemos que há gargalo no processo de produção cultural no Brasil inteiro, mas essa é uma iniciativa importante. Vislumbra uma oportunidade para quem anseia esse espaço no mercado da cultura, e o diálogo entre agente público e civil favorece e fomenta a produção cultural”.
|
Alisson Coutto enalteceu o projeto |
A Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult) já sinalizou positivamente para a participação no evento. “A discussão e construção de um projeto de intercâmbio cultural requerem preparação e comprometimento. É um momento de proposta, e para que aconteça, é importante estreitar corredores e mostrar o valor da cultura, e o artista é meio para isso”, enalteceu Irineu Fontes, diretor técnico da Secult. Irineu disse ainda que a participação de Sergipe no evento depende da aprovação da gestão pública, que precisa definir orçamentos para seleção das atrações que irão representar o estado.
Representando a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Pedro Osmar visa além da realização deste I Encontro Nordestino. “Estamos querendo ampliar um trabalho que sempre existiu, que é Ação Guerrilheira de Cultura. Este evento é um ponto de partida para que o nordeste, as secretarias de cultura dos estados, os agente culturais e as universidades ocupem os espaços cada vez mais e melhor com arte”, explica Pedro.
|
||
Irineu Fontes representou a Secult na reunião
|
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B