Escritor mirim participa de Encontro na Aglaé Fontes

(Foto: Ascom Secult)

A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes Alencar, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebeu na última terça-feira, 14, o jovem escritor Francisco Mota, que aos 11 anos lançou recentemente seu primeiro livro intitulado “Irmãos Aventureiros”. Na ocasião, Francisco participou de um bate-papo e respondeu perguntas do público.

O pequeno escritor sergipano explicou que não se baseou em nenhum livro específico para escrever os “Irmãos Aventureiros”, segundo ele, foi uma junção de histórias fictícias que o ajudaram a finalizar a obra. Lendo em média quatro livros por mês e apaixonado por histórias de aventura, Francisco conta que demorou cerca de um ano para finalizar os dez capítulos do seu primeiro livro e que já iniciou a continuação da narrativa. “É muito bom escrever, ver as pessoas lendo uma história que você escreveu é uma coisa indescritível”, falou.

Orgulhosa do filho, Marcilene Pereira contou que durante o processo de construção do livro, a família passou por momentos de alegria e sempre incentivou o jovem. Segundo ela, a primeira vez que Francisco demonstrou interesse em ser escritor foi aos seis anos, mas foi aos nove que iniciou seu primeiro trabalho. “É uma sensação muito boa vê-lo realizar um sonho, sinto-me feliz por ele e essa iniciativa da biblioteca, de trazer o Francisco até aqui foi bem importante para as crianças e para ele também”.

Acompanhada por seu esposo João Paulo, Karina Guimarães levou seu filho João Gabriel, de quatro anos para o encontro e aproveitaram para conhecer a Biblioteca Infantil. Para ela, o fato de existir crianças que escrevem é um incentivo para as que lêem. “É admirável, principalmente nesse mundo de tantas tecnologias, resgatar a leitura é importante, e atitudes como a dele servem como um espelho para as outras crianças”.

Ingrid Freuri levou os filhos Raul, 6, e Alice, 4, para acompanhar o encontro, e no final, os presenteou com o  livro do Francisco. Segundo ela, essa é uma iniciativa de formação do ser humano, e serve como inspiração. “O pai e a mãe que estimula não só a leitura, mas a produção de um livro está formando um ser humano que consegue discernir as coisas com mais propriedade, consegue fazer uma leitura diferenciada do mundo. Eu parabenizo a biblioteca por ter esse espaço e proporcionar esse encontro que para as crianças é muito importante”.

Biblioteca Infantil  

A diretora da biblioteca, Cláudia Stocker explica que o encontro fez parte do projeto “1,2,3… Era Uma Vez”, idealizado em 2007 e que é realizado mensalmente na Biafa. “São várias atividades de incentivo a leitura, como contação de histórias, oficinas, teatrinho de fantoches e o encontro com o escritor, como aconteceu hoje com o Francisco”.
Atividades da Biblioteca durante o mês de julho:

16 de julho (Quinta-feira)
Contação de Histórias e Oficina com Osaneide Rosa e seu personagem Dentinho. Horário: 9:30 horas
18 de julho (Sábado)
Mini-curso: A contação de histórias e o incentivo a leitura…vamos lá  “1,2,3..era uma vez!”
Com Anna Cristina Araujo ( professora, contadora de histórias) e Luciano Góis (professor, contador de histórias e ator)
Público alvo: professores, contadores de histórias, bibliotecários, pais, avós, estudantes e quem se interessar por esta arte milenar da oralidade.
Inscrições prévias e informações: 3179-1965 (apenas 25 vagas) Garanta já a sua!
Investimento com material incluso, lanche e certificado de 5 horas: R$ 40,00 (pagamento no dia do curso)
Horário: 08h às 13h

20 a 30 de julho
Projeto Teia Literária – Escritores Sergipanos (Mediação de Leitura)
Horário: 9 e 15 horas

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais