![]() |
(Foto: Ascom Secult) |
Crítica social inspirada nos dramas vividos por moradores de rua, o espetáculo “Senhora dos Restos” emocionou o público que lotou o Teatro Lourival Batista nesta quarta-feira, 26. A peça, que integra a programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015, precisou ser apresentada em duas sessões para atender a demanda de público.
Produzido pelo grupo Dicuri Produções, com direção de Iradilson Bispo, o monólogo é interpretado pela atriz Isabel Santos, que incorpora uma velha senhora que sobrevive no Mercado Central de Aracaju dos restos que ali encontra. O medo da polícia, a violência física, a fome e o desespero, transparecem no desenrolar da história que retêm a atenção da platéia ao longo de toda apresentação.
Isabel Santos contou que há tempos sentia vontade de voltar a atuar em um monólogo, quando encontrou com o dramaturgo Euler Lopes, autor da Senhora dos Restos. “Euler falou sobre o que era a peça e fiquei fascinada pelo fato da história focar em uma dessas pessoas invisíveis, em situação de rua. Minha intenção é passar, para quem assiste, a noção de como é a vida dessas pessoas e de como elas chegaram a essa situação”, ressaltou a protagonista.
Sobre o Festival, Isabel Santos defende a formação de novos públicos. “Acho importante focar a divulgação nas escolas, trazendo pessoas que ainda não tem o hábito de assistir espetáculos”, comentou. Para ela o fato do Festival existir, já é um grande ganho para a classe artística, mas pode ser ainda melhor.
“As discussões devem surgir com o intuito de ampliar o Festival, com mais oficinas, atividades e para que mais grupos possam participar, inclusive grupos de fora do Estado”.
Aluno do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchoa, Vitor França dos Santos, disse ter gostado muito da apresentação. “Achei a peça bastante intensa porque fala de uma realidade que muitas vezes não percebemos, e que, talvez, poderíamos ajudar a mudar”, comentou o estudante que esteve no Teatro Lourival Batista pela primeira vez.
O Festival é uma realização do Instituto Banese, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). Ao todo serão mais de 30 espetáculos, entre apresentações circenses, danças e teatros, contemplando diversos gostos e faixas etárias. As apresentações estão distribuídas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos da cidade até o dia 13 de setembro.
Próximas apresentações
Na sexta-feira, 28 será a vez do público infantil se divertir com a peça “Ananse, uma lenda africana”, de Maia Produções, que acontece às 17 horas no Teatro Lourival Batista. Já à noite o público adulto poderá assistir ao Grupo Quiprocó, de Minas Gerais, com a peça Três Flores. A apresentação acontece às 21 horas no Teatro Atheneu. Todos os espetáculos têm entrada franca.
Confira a programação:
Sexta-feira,28
Local: Teatro Lourival Batista
17H – ANANSE, UMA LENDA AFRICANA (MAIA PRODUÇÕES – TEATRO) – SE
Local: Teatro Atheneu
21H – TRÊS FLORES (QUIPROCÓ – TEATRO) – MG
Sábado-feira,29
Local: Teatro Lourival Batista
20H – BOI DE BARRO FRAGMENTOS (CÉSAR LEITE – TEATRO) – SE
Local: Teatro Atheneu
21H – TRÊS FLORES (QUIPROCÓ – TEATRO) – MG
Domingo,30
Local: Teatro Tobias Barreto
17H – BR 00 -SALTIMBANCO NA ESTRADA (CIA UAAAU! – TEATRO) – SE
Local: Teatro Atheneu
21H – DEVIR (ESPAÇO LISO DE DANÇA – DANÇA) – SE
Segunda-feira,1º
Local: Teatro Atheneu
21H – O CHÁ (GRUPO MONTECOURT – TEATRO) – SE
Terça-feira,1º de Setembro
Local: Praça Fausto Cardoso
16H – DANDO NÓ EM PINGO D'ÁGUA (EITCHA COMPANHIA DE TEATRO – TEATRO)SE
Local: Teatro Tobias Barreto
20H – ÁGUAS (GRUPO UM QUÊ DE NEGRITUDE – DANÇA) – CONVIDADO (SE)
Quarta-feira,2
Local: Praça Fausto Cardoso
16H – COMO NASCE UM SANTO (GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA) – SE
Local: Teatro Tobias Barreto
20H – ENIGMA (CIA NOVA ERA – DANÇA) – SE
21H – RITUAL DE FOGO (CIA CONTEMPODANÇA – DANÇA) – SE
Quinta-feira,3
Local: Praça Fausto Cardoso
16H – A FARSA DOS OPOSTOS (GRUPO IMBUAÇA – TEATRO) – CONVIDADO – SE
Local: Teatro Atheneu
20H – A ROSA AO VENTO E CORPO ENCENA (CIA DE DANÇA LOUCURAT – DANÇA) – SE
20h30 – DESABAFO (IRMÃOS DE RUA – DANÇA) – SE
Sexta-feira,4
Local: Teatro Tobias Barreto
20H – SENTIDO PRÓPRIO (CIA NELSON SANTOS – DANÇA) – SE
21H – SERGIPE MINHA TERRA (CIA CARPE DIEM – DANÇA) – SE
Domingo,06
Local: Teatro Tobias Barreto
20H – O DOENTE IMAGINÁRIO (STULTIFERA NAVIS – TEATRO) – SE
Terça-feira,8
Local: Teatro Atheneu
16H – O FILHO DA FIGUEIRA (MAMULENGO CHEIROSO – TEATRO) – SE
20H – NA CENTRAL DO BRASIL (COLETIVO NOSNAESTRADA – TEATRO)- SE
Quarta-feira,9
Local: Museu da Gente Sergipana
16H – O AMOR DE FILIPE E MARIA E A PELEJA DE ZERRAMO E LAMPIÃO (TEATRO DE CORDEL DA RABECA – TEATRO) – SE
Local: Praça Fernando Collor (CIRCO GOLD STAR)
19H30 – O CIRCO SEM LONA (Cia Gentileza de Artes Integradas) – SE
20H30 – A ARTE NO PICADEIRO (CIRCO GOLD STAR – CIRCO) – SE
Quinta-feira,10
Local: Museu da Gente Sergipana
16H – FAZ DE CONTA (COMPANHIA PONTO DE TEATRO – TEATRO) – SE
16H30 – DESCORTINANDO SERGIPE (CIA COBRAS E LAGARTOS – TEATRO) – SE
Local: Lourival Batista
19H – CERIMÔNIA SATED
Sexta-feira,11
Local: Museu da Gente Sergipana
16H – FARRATATAIA SERGIPANA (GRUPO DE TEATRO OITEIROS – TEATRO) – SE
Local: Lourival Batista
20H – PASSAGEM DAS HORAS (CIA DE TEATRO VINHO E ALMA – TEATRO) – SP
Sábado,12
Local: Lourival Batista
20H – PASSAGEM DAS HORAS (CIA DE TEATRO VINHO E ALMA – TEATRO) – SP
Domingo,13
Local: Viaduto do D.I.A. e Hall do Teatro Tobias Barreto
19H30 – ÁGUAS (TRÊS MARIAS – CIRCO) – SE
Local: Teatro Tobias Barreto
20H – DOMUM (JULIA DELMONDES – DANÇA) – SE
20H30 – MENINA MIUDA (GRUPO DE TEATRO ATUALONA – TEATRO) – SE
Com informações da Ascom Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B