|
Organizadora, Lícia acredita que evento retoma identidade regional (Foto: Portal Infonet) |
Na semana em que se celebra a semana do turismo em Sergipe, um evento de culinária goumert promete destacar os pratos nacionais comercializando-os de maneira regional: através de feiras semelhantes as populares dos municípios nordestinos. De acordo com Lícia Melo, diretora da Associação Brasil à Mesa Bahia – Sergipe, o evento busca expandir a cultura gastronômica sergipana e agregá-la com a identidade nordestina das feiras livres, que costumam reunir todos os tipos de pessoas onde quer que se instale.
A escolha do local também não foi em vão. A Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia de Aracaju será o palco da “Gastronomia na Calçada”, datada para os dias 25, 26 e 27 desse mês. Com refeições distintas e preparadas por ‘mãos sergipanas’ em um espaço com mesas, barracas, food trucks e outros serviços, os cozinheiros comercializarão desde refeições de botecos a grandes pratos, sempre das 17h às 23h.
![]() |
Espaço terá barracas food trucks para atender clientes (Foto: Divulgação/ Organização) |
“A ideia é fazer esses pratos em uma feira até pela sua representação histórica, cultural, identidade regional e a finalidade desses espaços, que costumam reunir desde a época dos nossos pais, pessoas que buscam conforto e espontaneidade na hora de consumir”, relata Lícia, organizadora do evento.
A organização, por sua vez, acredita que a iniciativa deve atrair muitas pessoas que tem a gastronomia como hobby, e também famílias que vão a passeio na Orla e preferem espaços alternativos aos restaurantes.
“As pessoas estão cansadas da mesmice, repetir a rotina de ir aos restaures para consumir. Aqueles que vão com filhos, cachorros, se sentem mais confortáveis nesses espaços abertos. E lembrando sempre que gastronomia além da própria refeição é também o consumo de cultura, afinal, comer um prato, é fazer parte de uma história”, enfatiza.
A Associação Brasil à Mesa também estuda levar o projeto para municípios do interior de Sergipe e até outros Estados. “A Gastronomia na Calçada não vem para incomodar o mercado que já existe, mas sim para agregar com esse ‘algo’ de novo que sempre tem as feiras”, acrescenta.
Por Ícaro Novaes