Centro Cultural completa um ano de existência

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), comemora nesta terça-feira, 20, o primeiro aniversário da unidade Centro Cultural de Aracaju. O espaço, que ocupa as instalações do antigo prédio da Alfândega, localizado na Praça General Valadão, recebeu neste período cerca de 10 mil visitantes, tornando-se o novo ponto turístico e cultural da capital.

Espaços como a Biblioteca da Cultura Sergipana Escritor Mário Cabral, Sala da Cultura Popular Mestre Euclides, o Museu Prefeito Viana de Assis e o Teatro João Costa reafirmam a importância em salvaguardar o patrimônio e manter viva a história de gerações. Para comemorar a Funcaju realizará uma programação especial que contará com musicais, apresentações de corais, encenações teatrais e exibições de filmes.

O evento tem a intenção não somente em comemorar o primeiro aniversário, como também proporcionar a população 12 horas, ininterruptas, de contato com a arte e acesso à cultura popular e erudita. A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, explica que a programação será iniciada às 9h da manhã e segue até às 21h, sem intervalos.

“A ideia é proporcionar ao aracajuano um dia dedicado a promoção cultural, através do prédio que salvaguarda a história de Aracaju. Em um ano de funcionamento o Centro Cultural de Aracaju se firmou como um local que potencializa a cultura sergipana, sendo também um espaço dedicado ao lazer, atraindo diariamente tanto o sergipano como o turista”, falou.
Nomes como o do cantor Zéq’Oliver e do grupo Renantique fazem parte da programação, que inclui ainda o coral da Petrobras e a peça teatral Circo sem Lona, da companhia de artes Cigari.

História

O prédio da Alfândega foi erguido na segunda metade do século XIX, passando por reformas, em meados do século seguinte, para então sediar a Receita Federal. Em 2003, foi tombado por meio do decreto estadual nº 21.765 e transferido da União para administração da Prefeitura Municipal de Aracaju, dois anos depois.

Para abrigar o Centro, o prédio foi todo restaurado a partir de um levantamento histórico prévio sobre arquitetura original, que respeitou a fidelidade estética, histórica e artística da construção. Além disso, o espaço foi pensado respeitando os critérios de acessibilidade através de rampas e elevador permitindo acesso aos cidadãos com necessidades especiais.

Contando com visitas guiadas desde a sua inauguração, já passaram pelo espaço cerca de 10 mil visitantes, que puderam apreciar dezenas de mostras fílmicas e espetáculos de renome, a exemplo das peças portuguesas Labirinto de amor e morte e Enluarandas, bem como sediou eventos importantes como o Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore, Painéis Funarte e o Fórum de Forró.

Programação

Toda a programação é gratuita

9h Apresentação do Coral EMURB
9:15h  Performance Teatral da Escola de Arte Valdice Teles
9:20h  Apresentação do Grupo de Capoeira da Escola de Arte Valdice Teles   
9:30h  Espetáculo Ananse: uma lenda africana
10:30h Apresentação Musical  da Escola de Arte Valdice Teles   
11h Contação de História    
12h Exibição de filmes
14h Apresentação do Coral da Petrobrás
15h Apresentação teatral Espetáculo Maria Feliz
16h Apresentação da Orquestra de Câmara da Escola de Arte Valdice Teles

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais