![]() |
Planejamento semanal do cardápio é um das coisas que ajudam a manter uma alimentação saudável (Foto: pixabay) |
Ter uma alimentação saudável pode ser um verdadeiro desafio para aquelas pessoas que moram sozinhas. Para essa turma, a principal queixa na hora de manter uma rotina alimentar equilibrada é a falta de tempo ou de jeito na cozinha. O Verão Infonet conversou com a nutricionista Mariana Sales para trazer dicas que mudam completamente esta realidade.
Mariana conta que as pessoas acabam recorrendo aos alimentos mais práticos, como os congelados, embutidos, biscoitos e guloseimas em geral. Situação que pode ser diferente desde que a pessoa organize antecipadamente o cardápio da semana.
“Uma pessoa que mora sozinha geralmente trabalha. Daí alega que chega muito cansada, que não dá para fazer comida, e que é preciso comprar as coisas prontas. Mas se a pessoa se organizar semanalmente, ela vai ter sempre a opção saudável na geladeira”, conta.
![]() |
Mariana Sales alerta que a alimentação inadequada pode trazer consequências à saúde (Foto: Portal Infonet) |
Mariana Sales alerta que a alimentação inadequada pode trazer diversas consequências à nossa saúde, entre elas, o aumento de peso e da pressão arterial, além da compulsão alimentar. Se você tem dúvidas e precisa de ajuda na hora de monta o cardápio ideal, procure um nutricionista. "O nutricionista vai montar o cardápio específico para você, dar orientações para a sua rotina e dicas para organizar seu dia-a-dia.
Confira as dicas da nutricionista Mariana Sales
1 – Organize sua alimentação semanalmente
A dica da nutricionista Mariana Sales é reservar um dia do fim de semana para organizar a alimentação da semana seguinte. A orientação é começar escolhendo a proteína (carne ou frango) e completar o cardápio com arroz, feijão e salada.
Estes itens podem ser cozinhados em grande quantidade, porcionados e congelados.
O mesmo acontece com as saladas. As folhas podem ser lavadas e armazenadas por até 10 dias em uma vasilha grande forrada com papel absorvente. No caso dos legumes, que devem ser cozinhados no vapor para não perder os nutrientes, também existe a possibilidade de porcionar.
2 – Use o fogão no lugar do micro-ondas
Os alimentos devem ser esquentados no fogão, pois o aquecimento no micro-ondas provoca perdas de propriedade dos nutrientes. Se ainda assim, a opção for o micro-ondas, dispense as vasilhas na hora do aquecimento, pois elas tem a sbustância bisfenol A, prejudicial ao organismo.
3 – Fique atento à validade dos alimentos
É preciso olhar a data de validade dos alimentos na hora de comprar e na hora de consumí-los. No momento da compra, dê preferência a embalagens menores. Também não é necessário comprar alimentos em grande quantidade, pois em grande maior, eles interferem na temperatura, sendo asism podem estragar mais rápido.No caso das frutas, compre aquelas maduras para consumo em até 4 dias.
4 – Evite guloseimas
As guloseimas devem ser evitadas. No lugar delas, escolha lanches mais saudáveis, como cereais, cookies e iogurtes.
5 – Sucos
A melhor opção são os sucos feitos da fruta, pois os refrigerantes e os sucos de caixa têm um alto teor de açúcar. Já as polpas perdem as propriedades do suco.
Por Verlane Estácio