Coleção de livros de pesquisas lançada no Museu da Gente

As cinco obras científicas lançadas nesta sexta-feira, 22 (Fotos: Portal Infonet)

Foi lançada em solenidade prestigiada no Museu da Gente Sergipana, a Coleção de cinco livros científicos, por meio de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Editora do Diário oficial de Sergipe – Edise, orgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase.

As obras de cinco pesquisadores sergipanos foram publicadas por meio do edital de Apoio à Publicação de Livros, que tem por objetivo estimular a divulgação científica com apoio à publicação e circulação de livros científicos.

Segundo o presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, a publicação dos livros é uma ideia para consolidar o trabalho de pesquisa. “Isso a gente já fazia, a ideia da parceria com a Segrase é publicar uma coletânea científica. Com isso  a gente busca ampliar a divulgação”, ressalta.

Autores prestigiados durante o lançamento

O presidente da Segrase Paulo Sérgio Araújo destacou “a importância de dar oportunidade à sociedade de conhecer os trabalhos dos pesquisadores. As obras enriquecem a biblioteca sergipana e contribuem para a consolidação do campo histórico educacional”.

Homicídios

Entre as obras lançadas na noite desta sexta-feira, 22, uma chamou a atenção do público presente: Homicídios no Brasil & em Sergipe – Uma Análise sob a Ótica da Economia e do Crime.

O autor Marco Antonio Jorge, graduado em Economia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas destaca no livro, resultados de alguns estudos relacionando Armas e Crimes.

Presidente da Fapitec/SE

“Busquei tratar de um assunto nuca antes abordado: a Economia do Crime, analisando as causas  da dinâmica dos homicídios no Brasil e no Estado de Sergipe. De 2003 a 2007, houve uma redução do número de crimes por conta da Campanha do Desarmamento, mas em 2008, os homicídios voltaram a crescer.  Um dos capítulos cita a distribuição de renda”, afirma.

A obra enfatiza que atualmente a criminalidade é um dos problemas mais urgentes enfrentados no Brasil, haja vista os níveis alarmantes. “O número de homicídios era de 13.910 em 1980, chegou a 51.043 em 2003, recuou para 47.707 em 2007, mas saltou para 56.337 em 2012, representando uma taxa de homicídios de 29,0 por cem mil habitantes no último ano”.

Presidente da Segrase

Marco Antonio exibe sua obra e…

… autografa para o jornalista Nivaldo Cândido

Também foram lançadas as obras: Campo Aberto para a Crítica da Epistemologia da Comunicação, de autoria do professor da Universidade Federal de Sergipe, Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, César Ricardo Siqueira Bolaño.

E Telenovela Brasileiras e Portuguesas: Padrões de audiência, de Raquel Marques Carriço Ferreira; Entre Papéis e Lembranças: o Centro de  Educação e Memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para a história da educação, de Eva Maria Siqueira Alves; Estudo Teórico e Computacional do Mecanismo da Ferroeletricidade ManganitaExagonalMultiferroica LuMn03, de Adilmo Francisco de Lima e Afrânio Manoel de Sousa.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais