Filmes trouxeram personagens que marcaram a história do cinema |
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a equipe do Portal Infonet selecionou 15 filmes que trazem protagonistas fortes. A lista,- que traz películas clássicas e também lançamentos do Oscar 2016,- foi feita com a ajuda dos cinéfilos e jornalistas Ivan Valença e Suyene Correia.
Mad Max (2015)
Tido como um dos filmes mais feministas de 2015, o quarto capítulo da saga de ação Mad Max não põe tanta energia em seu personagem principal, mas na Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) que se dedica a libertar mulheres da tirania local e a colocá-las em segurança. Mas ela não é como outras heroínas e não faz tudo sozinha, não: Furiosa faz questão de contar com a ajuda das cinco noivas do deserto. Elas formam uma comunidade com o objetivo de se protegerem, em que, uma mão lava a outra. Juntas, essas garotas mudam o mundo.
Grace de Mônaco (2015)
O filme se concentra no período da vida de Grace Kelly em que ela se casou com o príncipe de Mônaco e abandonou a carreira no cinema. Grace está com 33 anos e acaba de desistir de sua carreira de atriz para se concentrar em ser uma princesa em tempo integral, e usa a sua manobra política nos bastidores para salvar Mônaco enquanto o líder francês Charles de Gaulle e o Príncipede Mônaco Rainier III estão em desacordo sobre os princípios políticos.
Julianne Moore ganhou o Oscar de Melhor atriz com esse filme |
Para Sempre Alice (2014)
Julianne Moore dá vida à Alice, uma professora universitária recém diagnosticada com Alzheimer que tenta aproveitar a vida com a família enquanto o medo das piores consequências da doença afeta seus relacionamentos. O filme é emocionante na dose certa e conta um lado diferente da doença, em que a paciente precisa se aceitar. A história, das que te faz refletir sobre o quanto a vida é curta, rendeu Oscar de melhor a atriz Julianne Moore.
Anna Karenina 115 (2013)
Século XIX. Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.
Valente (2012)
Merida foi criada para casar e, como sua mãe, um dia ser rainha. Mas a menina aventureira está mais interessada em cavalgar pelos bosques selvagens escoceses treinando arco e flecha do que em trocar alianças com um dos três filhos de um poderoso dono de terras. Ao invés da trajetória batida da garota que acaba se apaixonando por um de seus prometidos, o filme foca no relacionamento de Merida e sua mãe, valores familiares e claro, coragem. O cabelão cor de fogo e rebelde da heroína já é razão suficiente para se apaixonar por ela.
Histórias Cruzadas debate o racismo na era americana dos Direitos Civis |
A Dama de Ferro (2011)
A Dama de Ferro conta a comovente história de Margaret Thatcher, uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. A história diz respeito ao preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa.
Histórias Cruzadas (2011)
O filme conta a história real de Eugenia Skeeter Phelan, uma mulher branca que quer muito ser jornalista e sair da cidade pequena onde cresceu. Vendo o racismo exacerbado durante a era americana dos Direitos Civis na década de 1960, Skeeter decide escrever um livro sob a perspectiva das empregadas negras, justamente para mostrar ao resto do país o racismo sofrido no Sul dos EUA, principalmente no Mississippi. O filme conta com Emma Stone e atuações incríveis de Viola Davis, Jessica Chastain e Octavia Spencer e se tornou um grande sucesso por mostrar a força das mulheres da época e por todas serem inspiradas em mulheres que realmente existiram e foram retratadas no livro – The Help.
Coco Antes de Chanel (2009)
Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel é deixada pelo pai num orfanato, junto com a irmã. Na juventude, trabalha numa alfaiataria durante o dia e canta à noite num cabaré. Lá conhece o milionário Étienne Balsan, que a leva para viver com ele. É fazendo roupas para o amante que Chanel desenvolve o talento de estilista. Sem colocar limites entre a vida, o amor e o trabalho, passa a usá-las também. Mesmo vivendo apaixonadamente, sabia no entanto que nunca se casaria. Nem com o homem de sua vida, Boy Capel. Afrontando as convenções do seu tempo, Chanel inventa a mulher moderna.
Olga foi encenado pela brasileira Camila Morgado |
Olga (2004)
Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.
Menina de Ouro (2004)
Vencedor de quatro Oscar (incluindo Melhor Atriz pra Hillary Swank), Menina de Ouro conta a história de Maggie, uma garçonete simples que faz de tudo para realizar o sonho de lutar boxe profissionalmente. Depois de inúmeras tentativas, ela convence o veterano Frankie (Clint Eastwood) de seu talento natural e ele topa treiná-la e colocá-la, aos poucos, em lutas altamente competitivas. Os dois desenvolvem uma relação de pai e filha, mas uma tragédia acontece e coloca em xeque até onde um iria pelo outro. É emocionante ver a paixão e as dificuldades que Maggie tem de superar para entrar no predominantemente masculino mundo do boxe.
Frida (2003)
Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)
O filme é ótimo por mostrar as dificuldades pelas quais uma mãe solteira passa. Desde arrumar emprego mesmo sem estudo
Demi Moore mostra a realidade das mulheres que seguem carreira militar |
até conseguir conciliar a vida profissional com a vida afetiva e papel de mãe. Além de valer a pena pelas atuações (Julia Roberts ganhou um Oscar pela atuação no filme) e pela direção, Erin Brokovich também se faz valer pelo roteiro, baseado em fatos reais.
Até o limite da Honra (1997)
Após a pressão de uma senadora (Anne Bancroft) de idéias aparentemente feministas, uma oficial (Demi Moore) torna-se a única mulher em um grupo de elite da Marinha Americana e no treinamento terá de provar que pode suportar semanas de tortura física e emocional, com poucos acreditando que ela possa vencer. Na verdade alguns altos oficiais do governo e até mesmo a parlamentar que lhe apoiou estão torcendo pelo seu fracasso.
O silencio dos Inocentes (1991)
Protagonizado por Clarice Starling ( Jodie Foster), estudante do FBI, convocada a ajudar Jack Crawford na captura de um serial-killer (Buffalo Bill), que rapta mulheres e retira “retalhos” de suas peles. A tarefa da agente Starling é junto do Dr. Hannibal criar o perfil psicológico de Buffalo Bill para salvar a filha da senadora Ruth Martin, e deter o serial-killer. Dentre vários acontecimentos, os diálogos que se sucedem entre Clarice e Hannibal são os mais instigantes, prendendo o leitor, com a eloqüência do autor. Foi o terceiro filme a ganhar prêmios Óscar em cinco categorias principais: melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Guerra faz Scarlet passar de uma menina mimada a uma mulher determinada |
E o vento Levou (1939)
Narra a complicada vida de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Clark Gable é Rett Butler, um vivido aventureiro que passa pela vida de Scartlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor. Praticamente o inventor das telenovelas, devido aos conflitos constantes de emoções manifestadas e o romance como tema – não necessariamente por uma outra pessoa, e sim por uma causa, lugar ou qualquer outra coisa que se refira sentimentalmente ao personagem.
Fotos e sinopses : Adoro Cinema
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B