Praça São Francisco: comissão quer implementar melhorias

Comissão Gestora visa preservação e promoção da Praça São Francisco  (Fotos: Portal Infonet)

Após a realização de pesquisas e diagnósticos sobre a Praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão, uma Comissão Gestora formada por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE), Governo de Sergipe, Prefeitura Municipal e sociedade civil organizada, promoveu uma reunião para a sistematização de informações já coletadas, objetivando à conservação e promoção do local, inscrito na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 2010.

De acordo com o presidente da Comissão Gestora e superintendente do Iphan-SE, Kléber Rocha, devido ao título mundial, a atuação de agentes públicos, de um comitê gestor e de um plano de gestão e monitoramento, se torna uma das exigências da Unesco.

“Cabe a essa comissão promover a articulação entre vários atores públicos e privados, bem como agilizar a elaboração desse plano de gestão. Tal plano encontra-se em fase de diagnóstico e antes contou com a elaboração de consulta pública junto à comunidade local, a construção de um regimento interno e de estudos sobre a Praça. Também analisamos planos de gestão de outros patrimônios mundiais e realizamos pesquisas bibliográficas”, detalhou Rocha.

Kléber Rocha destaca que melhorias deverão compreender todo o Centro Histórico de São Cristóvão

A Comissão

Segundo Kleber, a comissão partiu de uma articulação surgida em 2013 e no ano seguinte estabelecido o pacto entre diversos atores, tendo firmado um termo de cooperação entre a União, por meio do Iphan, Governo de Sergipe, por meio da Sub-Secretaria do Patrimônio Cultural (Sub-Pac) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Prefeitura Municipal de São Cristóvão. As atividades da comissão foram iniciadas em janeiro de 2015.

“O objetivo de dinamizar ações de conservação e promoção da Praça São Francisco perpassa o interesse de favorecer o Centro Histórico de São Cristóvão como um todo. O município e a Cidade Alta são alvos dessa implementação também e a Unesco deseja que o instituído Patrimônio da Humanidade seja vetor de desenvolvimento social e sustentável na localidade como um todo”, acrescentou o presidente da Comissão.

Marcos Paulo enfatiza participação do Governo de Sergipe no reconhecimento e otimização da Praça São Francisco

De acordo com o diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Marcos Paulo Lima, o Governo de Sergipe faz parte da Comissão da mesma forma que se mobilizou para o reconhecimento da Praça como Patrimônio Mundial da Unesco.

“Conseguimos realizar mobilizações sociais e difundir a Praça São Francisco como bem mundial. Agora tentamos, não só mantê-la na sua integridade, mas também dinamizar o uso do local. Objetivamos compor um calendário anual para eventos comemorativos compostos por feiras de artesanato, peças teatrais, chorinhos ou forró pé-de-serra. Aspectos, como melhor infraestrutura e iluminação foram anseios apontados pela população, daí a atenção a esses aspectos também”, destacou Marcos Paulo.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais