Sarau multicultural no Edélzio Vieira de Melo dia 7

Sarau dia 7 (Foto: Divulgação)

Alunos e professores do Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo, localizado no município de Santa Rosa de Lima, participarão, na próxima quinta-feira, 7, a partir das 16h, do Sarau Multicultural que abordará o tema: “Artes, lutas e resistência nos anos de chumbo”.

“O projeto do Sarau Multicultural tem como objetivo principal apresentar uma abordagem diferenciada em termos do tratamento comumente realizado nas escolas, com relação aos acontecimentos ligados ao golpe que derrubou o presidente João Goulart em 1º de Abril de 1964, com a conseqüente implantação da ditadura civil-militar, seus desdobramentos e derrocada em meados da década de 1980”, ressalta o professor de História, José de Oliveira Santos, conhecido na comunidade escolar como professor Zezito.

Segundo ele, o sarau pretende apresentar a temática por meio de linguagens artísticas. “Isso se deve à riqueza da produção cultural no período de 1964 a 1985 e à necessidade de abordar um tema polêmico e atual, de uma forma mais lúdica e desarmada, especialmente nestes tempos em que muitos brasileiros querem recuar os ponteiros do relógio ao tempo histórico do autoritarismo, do medo e da perseguição a quem pensava diferente dos governantes de então”, disse.

Projetos

Outro aspecto que colabora, prossegue o professor, é uma disponibilidade muito grande por parte de muitos alunos do Colégio Edélzio Vieira de Melo, quando participam dos projetos culturais.

“Há uma quantidade incrível de talentos no campo da música, da dança, do teatro, das artes plásticas, etc. Assim como colabora, o apoio aos projetos culturais desenvolvidos nessa unidade de ensino da parte do diretor, Almir Pinto, e dos outros integrantes da equipe diretiva e funcionários”, disse.

Na avaliação do professor Zezito, é preciso ampliar os investimentos para potencializar a produção cultural da juventude em Santa Rosa de Lima, e nos pequenos municípios, pois isso terá um impacto muito grande no desempenho escolar e na prevenção a alguns vícios e doenças, como o alcoolismo.

“Pode-se também prevenir o envolvimento de uma parcela pequena da juventude com o crime. Embora pequena, essa parcela causa bastante mal-estar, estragos e até tragédias, mesmo em territórios distantes dos grandes centros”, disse o professor.

Diversos estilos

Para os alunos, a preparação do sarau enseja momentos de bastante prazer. A aluna Tainara Oliveira afirma ter participado de uma das melhores aulas de História que já teve, no dia da primeira apresentação cantante em sala de aula, das músicas propostas para o Sarau.

Outros alunos também se manifestaram com relação ao primeiro sarau multicultural do qual participaram. Para Franklin Bispo, o sarau é uma chance de apreciação e renovação, por poder ter contato com música de diversos estilos.

“Ritmos como o rock, MPB, bolero e muitos outros falam de diversos assuntos da sociedade contemporânea, mas são produções que pouca gente se interessa em escutar", ressaltou.

A aluna Fabiola Firmo tem a expectativa de que tudo a ser apresentado no sarau seja muito bem compreendido. “Os colegas estão ensaiando bastante para as apresentações”, disse.

Programação

Além do sarau alusivo ao tema da ditadura militar, faz parte do planejamento a realização de mais cinco saraus temáticos no ano de 2016: no final de abril com o tema "Índios"; em junho com o tema "Nordeste"; em agosto com o tema "Cultura popular"; em outubro com o tema "Cultura anglo-saxã e nórdica", e em  novembro  com o tema "Consciência negra".

O professor Zezito já realizou alguns saraus em garagem, salão de clube e em igreja. A professora Kadja Emanuelle também faz parte da coordenação do projeto.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais