Estudantes ocupam prédio do Iphan em Sergipe

Prédio foi ocupado nesta terça-feira, 17 (Fotos: Portal Infonet)

Dezenas de alunos ocuparam na tarde desta terça-feira, 17, o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe para protestar contra a extinção do Ministério da Cultura (MinC).

Os alunos, que são dos cursos de Arquitetura, História, Arqueologia, Dança, Museologia, Artes e Teatro, alegam que somente deixarão com o local com a garantia de que o Ministério da Cultura voltará a existir.

“Fomos pegos de surpresa com a extinção do MinC. Ele é o ministério que menos recebe recursos e foi o primeiro a ser prejudicado. Como o Iphan é o Ministério da Cultura em Sergipe,  a gente resolveu ocupá-lo simbolicamente. Tememos o futuro, pois nossas profissões demandam politicas públicas de fomente à cultura e entendemos que esse passo de extinguir o Minc vai causar a extinção de todos esses programas.”, explica Moisés Siqueira, que é doutorando em Arqueologia e um dos líderes da ocupação.

Grupo protesta contra a extinção do Ministério da Cultura

Os integrantes da ocupação estão construindo uma agenda de mobilização. Até o momento, ficou decidido que serão realizadas oficinas e apresentações com grupos artísticos. O grupo de manifestantes garante também que não vai interferir no andamento dos trabalhos na sede do Iphan em Sergipe.

Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem presenciando ocupações e manifestações, em suas sedes, organizadas por movimentos culturais e por profissionais ligados à Cultura. Até o momento, há manifestantes nas sedes do Iphan em Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio Grande do Norte (RN), Aracaju (SE) e no Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), compartilhado com outros órgãos federais da Cultura.

Moisés Siqueira é um dos líderes da ocupação

Em todos os locais, os dirigentes do Iphan vem obtendo a cooperação dos manifestantes no sentido de permanecerem em áreas externas, preservarem os acessos e espaços públicos, em especial os tombados, e não afetarem o funcionamento e a segurança das unidades. Não há registro de incidentes ou interrupções das atividades do Iphan, que seguem normalmente.

O Iphan é uma autarquia do Governo Federal que há 80 anos atua na preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Entre os órgãos federais da Cultura é o que apresenta maior capilaridade, sendo, em muitos estados, a única representação oficial do Governo Federal ligada à Cultura. A instituição possui Superintendências em todos os Estados e no Distrito Federal, além de escritórios técnicos e casas do patrimônio em cidades do interior que possuem conjuntos tombados ou reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais