Antiga Clínica Santa Maria receberá intervenção com arte

A atividade, que é aberta ao público, acontece no dia 28 de maio, a partir das 15 horas…

Pensar a arte contemporânea como intervenção urbana, capaz de alterar a forma como as cidades são representadas e vivenciadas pelos seus habitantes. Este é um dos objetivos que norteiam o Projeto OcupAção, idealizado pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lorenzo Bordonaro. No sábado, dia 28 de maio, o Projeto levará artistas plásticos, da dança e do teatro, para um dia de atividades culturais, na antiga Clínica de Saúde Santa Maria, atualmente ocupada por famílias do Movimento Sem Teto de Sergipe (MSTSE).

O Projeto é fruto da disciplina “Antropologia, Arte Contemporânea e Intervenção Visual”, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFS, em que alunos do mestrado desenvolveram estudos, ao longo de dois meses, no espaço. Além da realização de pesquisas acadêmicas, a intenção do OcupAção é promover o acesso à cultura e intercâmbio, desmistificar preconceitos e propiciar trocas de experiências e conhecimentos.

Segundo Lorenzo Bordonaro, a ideia de pesquisar o local surgiu através de um ensaio do fotógrafo argentino, Javier Valado. “Fiquei muito interessado pela ocupação depois que vi suas fotos. Vivemos em cidades de muros: muros de condomínios fechados, muros de campus e de galerias de arte, além dos muros imaginários que cercam as favelas. Nossa intenção é aproximar a instituição universitária dos setores da população mais carentes, levando a arte para fora dos seus lugares convencionais e envolvendo públicos geralmente afastados destes espaços. Da mesma forma, queremos reduzir os preconceitos, impulsionando a comunicação entre espaços da cidade e setores da população que costumam estar separados”, explicou.

na antiga Clínica localizada na Rua Espírito Santo 811, Bairro Siqueira Campos, em Aracaju

O projeto inclui entre os artistas participantes Alan Adi, Fábio Sampaio, António Cruz, Javier Valado, Crec Leão, Cirulo, Paula Barreto, Luís Américo Bonfim, Luciana Aguilar e Márjorie Garrido Severo, entre outros.

Sobre Clínica e a ocupação

Abandoada desde 2012, depois de várias negociações fracassadas, a Clínica atendeu por anos pacientes viciados em drogas e com distúrbios mentais. Em 2014, depois dois anos de abandono, as primeiras famílias começaram a habitar as dependências do local, que passou por conflitos de grupos antes de ser pacificado e transformado no Condomínio Santa Maria. 

Mais informações podem ser obtidas no facebook, pelo e-mail  ou pelo telefone (79) 98802-1833.

Fonte e fotos: Divulgação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais