Coletiva Junina é aberta na Galeria Álvaro Santos

Telas retratam o ciclo junino (Fotos: Portal Infonet)

A edição 2016 da Coletiva Junina, exposição que há quase 30 anos é realizada na Galeria de Arte Álvaro Santos, foi aberta nesta quarta-feira, 7. Artistas plásticos e apreciadores da cultura sergipana participaram de um coquetel e prestigiaram a apresentação de um trio pé de serra e da quadrilha Pioneiros da Roça.

A coletiva junina segue firme mantendo a sua principal característica que é a junção de obras produzidas por artistas iniciantes àquelas produzidos pelos mais experientes. “A gente mescla o artista que está iniciando e tem talento com o artista que já é tradicional. Está é uma maneira de atrair o público para ver aqueles artistas que já tem seus seguidores e também ter contato com os novos talentos sergipanos”, explica Luiz Adelmo, diretor da galeria.

Luiz Adelmo fala sobre a exposição

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, fala dos benefícios da junção de novos talentos com artistas experientes. “Isso é bom tanto para quem inicia como para o mais experiente, que tem a oportunidade de estar junto dos jovens que estão começando a descobrir cores e formas”, comenta.

Tema

A Coletiva Junina tem como principal tema o olhar dos artistas acerca das tradições juninas. “Este ano são 36 trabalhos, todos relacionados ao ciclo junino, que envolve Santo Antônio, São João e São Pedro. As obras trazem uma visão individual do artista sobre essa festa que é a maior que Sergipe proporciona”, explica Adelmo.

Aglaé Fontes fala dos benefícios da junção de novos talentos com artistas experientes

E por falar em olhar, quem visita a exposição logo é surpreendido com as telas do artistas plástico e restaurador, Lino Costa, que trazem uma reflexão acerca da seca que aflige a região Nordeste. “O São João é lembrado pelos sanfoneiros, zabumbeiros e comidas típicas. Mas aqui eu retrato também a queimada e o sertão. A queimada e seca são uma realidade, problemas que estão acontecendo no nosso sertão. O pessoal vê o São João como forró, mas não é só isso. São João é Nordeste e tudo isso que retrato aqui”, explica Lino.

Coletiva Junina

A coletiva Junina traz 36 obras de diversos artistas plásticos, entre eles, J. Inácio, Joel Dantas, Ismael Pereira, Beto Ribeiro e Lino da Costa. A visitação é gratuita e acontece até o dia 8 de julho. A Galeria de Arte Álvaro Santos, fica na Praça Olímpio Campos, Centro de Aracaju. Mais informações pelo telefone (79) 3179 1308.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais