Profissionais buscam equilíbrio na yoga

Amantes da yoga: meditação e equilíbrio corporal (Fotos: Portal Infonet)

Vencer os medos e manter o equilíbrio emocional. Estes são os propósitos alcançados pelas pessoas que optam pela yoga, uma prática milenar surgida na Índia que tem o 21 de junho consagrado como o seu Dia Internacional. Amantes desta atividade anteciparam as comemorações com encontros, iniciados na tarde deste sábado, 18, e que prosseguirão na manhã deste domingo, 19, no Parque da Sementeira, em Aracaju, local apropriado para exercitar o corpo e a mente, como admitem os especialistas.

O professor Salomão David, um profissional dedicado há sete anos a esta atividade, explica que os alunos sentem-se mais estimulados para enfrentar dificuldades e manter o equilíbrio emocional. Ele centraliza as aulas aos aspectos mais tradicionais da yoga, com atividade de hatha. “Não é apenas uma prática corporal, realizamos 50% de atividade de controle mental e 50% de postura”, informa. Nestas aulas, o professor desenvolve atividades asanas, relacionadas à postura corporal, pranayama [exercício da respiração] e dhiana, voltada para a meditação. “É uma atividade voltada para a saúde e qualidade de vida”, explica o professor, que teve o primeiro contato com a yoga aos 16 anos.

Leveza

Salomão: fim da depressão

O professor garante que a yoga mudou completamente a vida dele. “Antes eu era uma pessoa muito tímida e vivia depressivo, depois de seis meses praticando, tudo sumiu e eu deixei até de tomar medicação”, diz. “Para mim, a yoga é como se alimentar, não sei viver sem, pratico todos os dias”.

Os alunos também não escondem a paixão pela atividade. “Antes, eu achava que era só meditação, mas a yoga também trabalha o corpo e faz superar os medos”, comenta o gerente de cozinha industrial Thiago Claiton dos Santos, 32, que conseguiu vencer barreiras emocionais fortes após as aulas. “Busquei a yoga por questões emocionais, antes eu estava chorando por qualquer coisinha e aqui encontrei equilíbrio”, relata.

A professora Yasmin dos Santos Almeira, 23, também viu na yoga uma alternativa eficaz para ministrar aulas com maior leveza. “Para ser professor tem que ter muito autocontrole para conseguir administrar uma sala de aula”, diz, assegurando que a yoga se traduz como um mecanismo para relaxar e se desvincular do cotidiano estressante. “Antes eu era paciente porque a profissão exige, mas hoje estou mais e também traz maior flexibilidade e equilíbrio ao corpo”, comenta.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais