Circuito Sergipe de Curadoria inicia rodada de conversa

Evento ocorre dia 2 às 18h no Museu da Gente Sergipana (Foto: Divulagção)

Na próxima sexta, dia 02, às 18h, no Museu da Gente Sergipana, terá início o Circuito Sergipe de Curadoria, projeto selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição. Dividido em rodas de conversa abertas ao público e ciclos de palestras para participantes inscritos e selecionados, o circuito é uma realização do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, juntamente com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal, e em parceria com o Departamento de Museologia e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe.

O objetivo é aprimorar o conhecimento e a prática do trabalho em curadoria de exposições a partir do entendimento da produção e da visão crítica sobre a arte contemporânea, considerando seus aspectos conceituais, expográficos e educativos. Será a partir da troca de experiências com conceituados profissionais da área oriundos de diversos estados do Brasil que os participantes terão a oportunidade de conhecer e entender o amplo panorama da curadoria na atualidade, ampliando o universo de referências para a produção artística local.

O circuito será aberto com discussões sobre o tema ‘A relação do curador com o espaço’, com a presença da curadora independente Cristiana Tejo, de Pernambuco, que na sexta-feira, das 18h às 20h, conduzirá uma roda de conversa aberta ao público em geral interessado na temática e no sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ministrará para inscritos uma oficina que aprofundará o assunto abordado no dia anterior.

Cristiana Tejo é curadora independente e doutoranda em Sociologia. Foi co-fundadora do Espaço Fonte e curadora do Projeto Made in Mirrors. Fez a coordenação geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e a co-curadoria do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP. Dirigiu o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, foi curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural, da Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana (Cuba, 2009), do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Foi curadora visitante da Torre Malakoff e co-curou o Brazilian Summer Show – Art & the City (Museu Het Domein, Holanda, 2009).

O circuito seguirá nos dias 09 e 19 de setembro com Lígia Nobre, abordando a temática da Expografia e apresentando sua experiência tanto na cenografia em teatro quanto no Paço do Frevo, em Recife, onde atuou. O processo teórico da museologia na ação curatorial será abordado nos dias 23 e 24 de setembro pela chefe do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, Neila Maciel. Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro Mônica Hoff apresentará sua vivência em curadoria educativa, compartilhando com o público sua contribuição na Curadoria do Educativo da Bienal do Mercosul. Encerrando a capacitação, o circuito receberá nos dias 07 e 08 de outubro o artista Eder Santos para falar sobre a relação do artista com o curador a partir das suas experiências com vários curadores nas exposições coletivas e individuais das quais participou. Eder Santos é autor de uma densa obra em vídeo e instalação, cujos trabalhos integram acervos de instituições como o Musem of Modern Art, Nova Iorque; e o Centre Georges Pompidou, em Paris.

Para mais informações, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

Fonte: Instituto Banese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais