Teatro João Costa recebe espetáculo “Vidas Secas”

A consagrada obra de Graciliano Ramos chega à Aracaju (Foto: Tamyris Zaga)

O Teatro João Costa, um dos espaços dedicados à cultura que integram o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), será palco do espetáculo “Vidas Secas”. A consagrada obra de Graciliano Ramos chega à Aracaju através da Cia Caravan Maschera. Gratuito, o evento, que acontece terça-feira, 13, contará com duas sessões, sendo uma às 10h e outra às 15h.

O espetáculo faz parte do plano de circulação nacional contemplando seis estados brasileiros, entre eles Sergipe, Bahia e Minas Gerais. A companhia realizará 22 apresentações totalizando 14 cidades diferentes. Com foco na cultura popular, a Cia Caravan Maschera utilizará elementos como o boneco e a própria expressão corporal para dar vida à obra de Ramos. “Não buscamos repetir a tradição, mas revê-la por um prisma que parte da desconstrução e releitura do tema ou da técnica dentro da própria identidade existente”, disse Giorgia Goldoni, integrante do grupo.

Como forma de retratar a realidade sem perder sua conexão com a obra, nesta montagem de Vidas Secas, as palavras de Graciliano Ramos são traduzidas em imagens, bonecos e situações de tensão corporal e musical, fazendo com que o espectador se relacione com o tema. “Aquela família de retirantes ainda não é, infelizmente, uma imagem anacrônica. Sobretudo a questão da incomunicabilidade e da situação de extrema repressão psicológica, física e emocional exercida não por uma pessoa, mas por um contexto social, econômico e racial que ultrapassa as fronteiras do sertão nordestino do Brasil”, explicou Goldoni.

As apresentações são gratuitas, e abertas ao público, em especial aos estudantes do ensino médio. Desde a sua criação, o teatro João Costa, que tem capacidade para 100 pessoas, já recebeu diversos espetáculos, incluindo peças nacionais e internacionais, apresentações musicais, jornadas de estudos. Recentemente foi cenário para o Simpósio de Música Nordestina trazendo para o aracajuano um rico debate sobre o nosso maior patrimônio. Interessados em assistir a peça deverão ir ao Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) ou entrar em contato através do telefone (79) 3214-5387.

O Espetáculo

Graciliano Ramos é o principal ficcionista da literatura brasileira da década de 1930, que se caracterizou pela temática social, focalizando, entre outros, aspectos concernentes ao Nordeste brasileiro, como a seca, o coronelismo e a exploração. Baseado no romance “Vidas Secas”, publicado em 1938, a peça é uma obra imagética, que transforma continuamente os signos, os significados e os sentidos do contexto atual e histórico da seca, da angústia e da esperança do sertanejo que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas.

Sobre a Cia Caravan Maschera

Cia Caravan Maschera recebeu anualmente incentivos da Comunidade Europeia, do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, subvenções para a criação de seis espetáculos e a realização de projetos de criação coletiva e colaborativa na Itália, República Tcheca e em comunidades rurais e quilombolas do Estado de São Paulo.
Mantém, na cidade de Atibaia, o Território das Artes Caravan Mashcera, realizando na zona rural do bairro Jd. Maracanã, programação com espetáculos, oficinas de fotografia, cinema, teatro, teatro de bonecos, artes plásticas, apresentações de cinema e exposições.

Fonte: Funcaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais