![]() |
Dom José de Ban e Seus Chorões (Foto: Maria Odília) |
A cultura de Sergipe está em festa. Na noite desta sexta-feira, 14, o Teatro Atheneu recebeu mais uma edição da Mostra Sergipana de Música – Sescanção. O evento, que acaba de completar 20 anos, consolidou-se como principal agente incentivador da produção musical de Sergipe.
Expositor da música sergipana, o Sescanção, anualmente, reúne diversos artistas para uma grande Mostra de Música e para pequenas apresentações por diversos locais na capital e interior do Estado. Os artistas selecionados, além de ganhar a oportunidade de revelar seu trabalho ao grande público, são contemplados com o CD Sescanção, álbum reúne composições apresentadas na mostra.
“São 20 anos promovendo esse evento, que começou como festival em caráter competitivo, e hoje se tornou uma mostra de música no sentido de ampliar o acesso de todos os ritmos. O Sescanção se consolida como fomentador da música em nossa Estado. Recebemos músicos durante o ano inteiro nas diversas ações em nossas unidades”, comenta a diretora regional do Sesc, Adeli Carneiro.
![]() |
Lena di Zé participa pela segunda vez do Sescanção (Foto: Portal Infonet) |
Pela segunda vez no evento, Dom José do Ban, destaca que a participação no Sescanção representa uma espécie de consagração do artista. “A gente que faz música se sente como uma borboleta que quer mostrar o seu trabalho e polinizar as flores. O pólen do músico é seu ritmo e seu canto. O jardineiro é o Sesc que permite que o músico sergipano mostre seu trabalho e regue as flores”, opina.
Lena di Zé considera o Sescanção como algo imprescindível na trajetória do músico sergipano. “Sem o Sescanção, o cenário musical sergipano estaria estacionado. O Sesc é a instituição que respeita o artista e fomenta a arte musical, dando injeção de ânimo e fazendo com que a gente aumente nossa auto estima e acredite na nossa capacidade”, conta.
Soleninade
A primeira noite do Sescanção contou com uma homenagem às diretoras da Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise) – professoras Olga e Hilda Andrade – e com a a participação do coral Maestro Elias formado por ex-alunos da instituição fundada há 45 anos pelo professor Leozírio Guim.
![]() |
||
Houve homenagem a Sofise (Foto: Maria Odília)
|
Selecionados 2016
Os artistas selecionados para o Sescanção 2016 são: Alex Sant’anna, Aline Andriola, Amanda Cunha, Bob Zé, Camilla Campos, Cleudson Passos, Donali, Don José do Ban e Seus Chorões, Gustavo Mattos, Helber Mateus, Lena Di Zé, Luiz Fontineli, Mauri de Noronha, Bart, Roque Sousa e Tom Robson.
Por Verlane Estácio