TCE realiza homenagem aos 100 anos de Cabral Machado

Entre as autoridades presentes esteve o governador Jackson Barreto, que já foi aluno de Cabral Machado (Foto: Cleverton Ribeiro)

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu nesta sexta-feira, 28, uma manhã de homenagens ao centenário do seu primeiro presidente, Manoel Cabral Machado. Durante o evento, que fez parte de mais uma edição da Sexta Cultural, foi realizado o lançamento de dois livros: a reedição de “Brava Gente Sergipana e outros Bravos”, de Manoel Cabral Machado, e a biografia “Cabral Machado – O homem, o intelectual e o político”, do juiz José Anselmo de Oliveira.

Na ocasião ainda foi apresentado um documentário produzido pelo TCE que narra a vida do conselheiro desde o seu nascimento, contando com vários depoimentos de seus amigos, parentes e admiradores. Também foi lançado pelos Correios um selo especial, em comemoração ao centenário de Cabral Machado. E houve uma palestra proferida pelo jornalista e acadêmico João Oliva.

A homenagem contou com a presença do governador Jackson Barreto, que foi aluno de Cabral. Para ele, essa foi uma feliz iniciativa que homenageia merecidamente um homem de grande importância para o Tribunal de Contas e para todo o estado de Sergipe.

“Manoel Cabral foi um homem à frente do seu tempo, um homem de ética, de bravura. Foi meu professor de Direito na universidade, muito inteligente, figura brilhante, intelectual que soube ocupar suas funções com competência e deixou uma marca muito profunda na história do povo sergipano. O presidente Clóvis foi muito feliz em fazer essa homenagem no Tribunal de Contas do Estado, resgatando a vida, a obra, o trabalho do conselheiro, jurista, político e intelectual Cabral Machado” afirmou.

Odilon Cabral Machado, filho do homenageado, dividiu suas lembranças ao lado do pai com os presentes em discurso emocionado. “Lembro-me muito das mais diversas ocasiões ao lado do meu pai, um homem ao qual nutro a maior admiração. Tenho um sentimento de satisfação ao saber que meu pai foi além de seu espaço paterno e se destacou na sociedade, como profissional, sendo um exemplo para todas as gerações. Ganhar esta homenagem à sua memória, na Casa onde ele foi presidente por três vezes, deixou a nossa família muito feliz e satisfeita”, contou.

Muitas das autoridades presentes compartilharam de momentos marcantes com Manoel Cabral Machado, alguns foram alunos, outros amigos e outros ainda admiradores da sua história e da sua atuação nos cargos que exerceu. O fato de hoje ocupar o cargo que um dia foi de Cabral é motivo de lisonjeio para o conselheiro presidente Clóvis Barbosa.

“O TCE faz uma homenagem justa a um homem que prestou relevantes serviços a Sergipe, seja como político, professor ou conselheiro. Resgatar para a memória de sergipanos uma figura como esta nos enche de honra. Ele foi presidente do TCE, não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante para nossa história. Um homem que engrandeceu Sergipe e que homenageou a memória de outros grandes homens ao escrever o livro lançado nesta manhã”, observou o presidente.

Fonte: TCE/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais