Carnaval: veja cuidados para a curtição em praias e rios

Praias ainda são alguns dos destinos mais comuns no Carnaval no Nordeste (Foto: Arquivo Infonet)

Para quem mora na região Nordeste, aproveitar a praia é uma das opções preferidas neste Carnaval. Mas os momentos de diversão também exigem atenção. É necessário redobrar os cuidados com as crianças e estar de olho nas condições do mar. Veja as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros.

A principal orientação envolve cuidados com as crianças. Em uma cartilha educativa publicada em seu site oficial, o Corpo de Bombeiros de Sergipe destaca que o adulto deve explicar à crianças os riscos de entrar no mar sozinho e ainda definir um ponto de referência de fácil localização, para que ela possa se localizar, caso se distancie.

“A criança nunca deve ficar sozinha. Se a pessoa estiver com um grupo de crianças, o ideal é colocar em todas elas uma pulseirinha com nome, telefone e endereço”, acrescenta o subtenente Sinério Santos, chefe da seção de mergulho do Corpo de Bombeiros de Sergipe.

De acordo com Sinério Santos, as bandeiras de sinalização de perigo no mar devem ser respeitadas. “As pessoas devem tomar banho a uma distância de 100 metros do local onde tem placas de perigo. Ao chegar nestes locais, o ideal é pedir orientações aos guarda-vidas”, diz.

Os Bombeiros também alertam para que o banhista evite entrar no mar após ingerir bebidas alcoólicas e fazer refeições; e não faça uso de boias e objetos flutuantes, pois eles transmitem falsa sensação de segurança e pode arrastar  a pessoa para áreas mais profundas e perigosas.

Praias

Banhista deve ficar atento à valões e outras zonas perigosas no mar

A Praia da Coroa do Meio, em Aracaju, é a mais perigosa de Sergipe. Com fortes correntezas e altos índices de afogamento, a Coroa do Meio também está em quarto lugar no ranking das praias mais perigosas do Brasil . “A Coroa do Meio é uma praia de alto risco porque tem muitas correntes. É uma praia funda que serve de entrada e saída para embarcações todos os portes. Mantenha distância das pedras, evite nadar e não se afaste das margens”, explica.

Nas outras praias de Aracaju, conforme explicações do bombeiro, são encontrados os valões, uma espécie de buraco gigante, que vira armadilhas para os banhistas. “Em Aracaju, estas

Rios e açudes

Açudes e rios também exigem atenção. “Nos açudes, é preciso cuidado. A pessoa pode pular e bater a cabeça, pois a maiores destes locais está raso e tem pedras. No caso dos rios, é necessário atenção com a corrente porque o leito dos rios está mais próximo e a velocidade é maior. Se não tiver guarda-vida, o banhista deve pegar informações com os pescadores”, comenta.

Emergências

Em caso de urgência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado por meio dos telefones 193 e (79) 3243 3677. 

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais