Sergipe participa do 3º Encontro das Cidades Históricas

Comitiva sergipana (Foto: Secult)

Uma comitiva de dirigentes e técnicos está representando Sergipe, em Brasília, no 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece entre os dias 11 e 12 de abril. A equipe, que conta com o diretor de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Dphac/SE), Marcos Paulo Lima, busca orientações e ideias para a gestão patrimonial, sobretudo, a da Praça São Francisco, em São Cristóvão, tombada Patrimônio Histórico da Humanidade, em 2010.

“A participação da Dphac neste encontro busca acompanhar tanto as políticas que estão sendo desenvolvido em outros estados do Brasil, como também colaborar com este intercâmbio de experiências e informações entre os municípios sergipanos que estão no evento. Nosso papel é auxiliar na tomada de decisões que visem o fomento à cultura e ao turismo, sempre pensando em ações de salva-guarda para o nosso patrimônio”, contou Marcos Paulo. 

O objetivo do Encontro nacional é definir uma agenda de desenvolvimento sustentável dos núcleos históricos, por meio da implantação de políticas voltadas a ações de preservação, promoção e de valorização do patrimônio natural e cultural. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A comitiva sergipana conta ainda com o superintendente do IPHAN Sergipe, Gilmar Santana; o prefeito de São Cristóvão, Marco Santana; o diretor presidente da Fundação João Bebe Água, Everaldo Fontes; a secretária de Cultura e Turismo de Rosário do Catete, Maura Santos; e a secretaria de Cultura de Laranjeiras, Maria Gardênia. “São Cristóvão é uma das 13 cidades brasileiras que está elencada como Patrimônio Histórico da Humanidade, e nós não poderíamos deixar de participar. Um evento como esse nos possibilita aprender de que forma podemos nos inserir nas políticas culturais, e conhecer a experiência das outras cidades”, afirmou o prefeito, Marco Santana.      

“A importância deste terceiro encontro é que nos dá um direcionamento para as ações que vamos desenvolver nos próximos cinco anos. Por isso consideramos muito importante o envolviment5o, não só do Estado, mas dos municípios nesta gestão”, ressaltou Gilmar Santana.  O encontro teve como destaque o debate do Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) 3155/2016. Também esteve em pauta o planejamento estratégico da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a estruturação de ações de demandas das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial brasileiras.

Fonte: Sec. de Estado da Cultura

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais