PMA realiza 1ª Semana Municipal de Cidadania LGBT

Atividades acontecem entre os dias 15 e 17 de maio (Foto: divulgação)

No dia 17 de maio é comemorado o Dia Municipal de Enfrentamento a LGBTfobia. Com o objetivo de sensibilizar e alertar a sociedade sobre as questões ligadas à violência contra esta parcela da população, A Prefeitura de Aracaju, através de diversos órgãos e secretarias, realizara uma série de atividades no período de 15 a 17 de maio. 

O evento contará com várias intervenções a partir de debates sobre direitos e cidadania da população LGBT. E o enfrentamento à invisibilidade desta minoria política será um dos pontos mais destacados. O coordenador de Promoção da Equidade da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Paulo Victor Melo, destacou a importância da iniciativa. "Começamos a reunir entidades do movimento LGBT, secretarias e outros órgãos da Prefeitura para construir ações em torno da data. Buscamos construir um calendário abrangendo diversas vertentes de ações, de modo a ampliar o debate social  em torno dessa parcela da população, que ainda é vista com bastante preconceito", explicou.

"A gente não pode mais admitir diferenciações dos cidadãos pela sua identidade de gênero ou orientação sexual. Principalmente na Câmara de Vereadores, que é a casa do povo. Debater o tema é importante para garantir direitos e não perdê-los, como vem acontecendo", defendeu a vereadora da Rede Sustentabilidade, Kitty Lima, que teve a iniciativa de propor uma sessão especial sobre o assunto na próxima segunda-feira, 15, às 9h.

A programação foi construída de modo coletivo também com a sociedade civil organizada, de modo a valorizar a maior diversidade possível de ideias. "Esta articulação, para nós, não vem com uma única bandeira, mas sim com um caráter mais macro, para que a população tenha visibilidade em todas as suas necessidades. Nossa proposta inicial é que possamos discutir os eixos da Saúde, Educação, Trabalho, entre outros temas e que, dentro de cada um, destrinchemos o que a população LGBT precisa", defendeu a representante da Liga Acadêmica de Saúde LGBT e do Levante Popular da Juventude, Nathália Mattos.

Articulação – Participam da organização dos eventos a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania,  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS), Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhonis), Liga Acadêmica de Saúde LGBT da Universidade Federal de Sergipe e os vereadores Kitty Lima (Rede Sustentabilidade) e Iran Barbosa (PT).

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais