Secretário e neta de Lampião debatem a Missa do Cangaço

Secretário e neta de Lampião se reúnem para alinhar realização da 20ª Missa do Cangaço  (Foto: Edinaldo Nascimento/Semarh)

A Missa do Cangaço, que este ano está na sua 20ª edição, acontece no próximo dia 28 de julho, na Unidade de Conservação Estadual Monumento Natural Grota do Angico, localizada entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, no Alto Sertão sergipano. E os detalhes para a realização do evento, que reúne centenas de turistas de todas as partes do Brasil, foram alinhados na manhã desta segunda-feira, 3, entre o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, e a neta de Virgulino Ferreira da Silva − o temido Lampião −, Vera Ferreira.

A missa, é uma idealização dos familiares de Lampião e recebe apoio logístico da Semarh, que é gestora da unidade de conservação Grota do Angico.

De acordo com Olivier, a Semarh dará novamente todo suporte necessário para que a missa seja realizada com êxito. “Essa missa acontece dentro da nossa unidade de conservação, na mata do Angico. Para a gente, é um compromisso, porque a história de Lampião e do Cangaço tem tudo a ver com a história daquela região, onde estamos instalados, numa região de Caatinga e fazemos um trabalho de preservação. Nós conversamos e reafirmamos todo o apoio da Semarh para que o evento seja, mais uma vez, um sucesso”.

Novidades

Este ano, conforme Vera Ferreira, a missa, que antes tinha a duração de uma hora, será reduzida para trinta minutos. Além disso, o início da celebração será antecipado para as 8h, e não mais as 9h, como em anos anteriores. “Nós pensamos para este ano começar a missa mais cedo, não será uma missa nos padrões normais, vai ser tipo uma bênção e, ao final, haverá a tradicional apresentação do ‘Grupo de Teatro e Xaxado na Pisada de Lampião’, e depois vamos fazer um bate-papo com as pessoas, porque eu acho que é importante que as pessoas saibam o que aconteceu naquele momento e nada melhor que você estar num local e mostrar como foi que aconteceu, como a Volante chegou e onde estavam os cangaceiros. É esse o nosso interesse, mostrar a história por meio de bate-papo”, revelou a neta de Lampião.

Para Vera, a missa é um jeito educativo de se desbravar as páginas da história de um dos personagens mais intrigantes e controversos do Cangaço brasileiro. “A gente lança sementes para que as pessoas se interessem mais pela história e leiam mais sobre o tema. Apesar de 20 anos de missa, muita gente ainda não percebeu o que aconteceu aqui. Vem gente de todos os lugares, é uma caravana enorme e a cada ano o interesse aumenta”, disse, ao frisar que, depois do evento, haverá almoço e, em seguida, um passeio de catamarã para conhecer os cânions do Rio São Francisco.  

Grota do Angico

O Monumento Natural Grota do Angico foi criado pelo governo do Estado há 10 anos. Desde a sua criação, a unidade é administrada pela Semarh e recebe visitantes de várias partes do Brasil e do exterior para a realização de estudos e pesquisas científicas. Além de abrigar o local da história do Cangaço, representa a única unidade de conservação estadual do bioma Caatinga.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais