Às Cinco da Tarde- “Panj é Asr” (IRÃ/FRA-2003)

Às Cinco da Tarde- “Panj é Asr” (IRÃ/FRA-2003)
Gênero: Drama
Direção: Samira Makhmalbaf
Com: Agheleh Rezaïe, Abdolgani Yousefrazi, Razi Mohebi
Idioma: Persa e Português
Legendas: Português e Inglês
Áudio: Persa (Dolby Digital 2.0)
Tela: Tela Cheia

A cineasta iraniana Samira Makmalbaf é proibida de filmar em seu país, assim como o pai Mohsen (que aqui, assina sozinho a montagem e a produção, dividindo o roteiro com a filha). Daí, porque filma nos países vizinhos, como Paquistão e Afeganistão.

Este último foi escolhido como locação para a história de “Às Cinco da Tarde”, onde uma jovem Noqreh mesmo tendo a desaprovação do pai e lutando contra as adversidades político-sociais vigentes (pós-queda do Taliban) decide estudar e virar a primeira presidente do seu país.

Como é comum encontramos nos personagens de filmes asiáticos dessa região, a perseverança em alcançar um sonho, mesmo diante de tantos impasses, é o que sobressai nessa história tocante, mas que passa longe da pieguice. Talvez por conta da espontaneidade dos atores (todos amadores) é que o espectador seja logo atraído pela trama, baseada no cotidiano dos afegãos, registrado pela própria cineasta.

Samira explora no seu terceiro longa, a condição da mulher numa sociedade em que ela não tem voz ativa e chama a atenção para as drásticas mudanças de um país onde os jovens estão ávidos pela liberdade e modernidade, enquanto que os mais velhos persistem em permanecer num regime arcaico e castrador.

“Às Cinco da Tarde” foi vencedor do prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2003.

Por Suyene Correia

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais