Sede de Viver “Lust For Life” (EUA/1956)

Sede de Viver “Lust For Life” (EUA/1956)
Gênero:
Drama
Direção: Vincente Minnelli
Com: Kirk Douglas, Anthony Quinn, James Donald, Pamela Brown
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português, Inglês e Espanhol
Áudio: Hebraico ( Dolby Digital 5.1 e  2.0)
Tela: Widescreen

Essa é a primeira cinebiografia do artista Vincent Van Gogh, que tenho conhecimento. Seguiram-se outras duas versões: “Van Gogh- Vida e Obra de um Gênio” (1990) de Robert Altman, com um extraordinário Tim Roth como protagonista e “Van Gogh” (1991) do diretor francês Maurice Pialat, tendo como ator principal Jacques Dutronc.

Prefiro a de Altman, apesar de não ter conferido a versão francesa, mas não desaprovo de todo essa versão estilizada de Minnelli, que beira o didatismo, ainda que retrate um período maior da vida do pintor holandês que as outras películas.

Com Kirk Douglas encarnando o artista descompensado, seguimos a trajetória de vida de Van Gogh desde quando ele se integra aos mineiros e repensa seu trabalho como missionário, passando por seus dramas com a família (sobretudo o pai pastor), a fidelidade do irmão Theo, a amizade tempestuosa com Paul Gauguin (Anthony Quinn), até sua morte.

Com uma cenografia exuberante porém, às vezes, destoante da realidade da época, o filme serve como uma boa ferramenta de aprendizado para aqueles que enveredam pelo mundo das artes (a mimese das cenas filmadas com os quadros originais funciona bem).

Além disso, Kirk Douglas se entrega por inteiro para interpretar de forma convincente, o gênio incompreendido e obcecado pela sua arte.

Por Suyene Correia

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais