Que Viva Eisenstein! 10 Dias Que Abalaram O México

(Eisenstein in Guanajuato). México, França, Bélgica, Holanda, Finlândia, 2015. Direção de Peter Greenaway. 105m, 16 anos. Com Elmer Back, Stelio Savante, Luis Alberti, Maya Zapata.

Gênero – Drama

Sinopse – No início dos anos 30, o cineasta russo Sergei Eisenstein muda-se para Guanajuato, no México, para dirigir um novo projeto, “Que Viva México”. Chegando ao país encanta-se com a nova cultura e passar a levar uma vida de excessos e de descobertas. Assim, as filmagens sofrem muitos atrasos e os custos aumentam, gerando conflito com os produtores. Torna-se cada vez mais próximo do seu guia local, o mexicano Palomino Cañedo, com quem inicia um relacionamento amoroso.

Apreciação – Sergei Eisentein é autor de pelo menos três obras primas incontestes na história do cinema: uma delas é justamente “Que Viva México”, cuja edição final, feita à revelaria do autor, não diz bem o que o cinesta pretendia. Ele já era autor reconhecido no mundo inteiro quando foi descobrir o colorido e a alegria do México, tão diverso do seu país de origem. O diretor Peter Greenway, que é acostumado a filmar alegorias, registra com riqueza de detalhes a nova vida do cineasta, descobrindo a América. O seu filme foi exibido no Festival de Berlim, mas não conquistou prêmios. Os atores foram todos recrutados no México, mas nenhum deles é conhecido no Brasil. O público mais sensível talvez fique chocado com as cenas de sexo e as longas tomadas de nu frontal dos atores.

Fique de Olho – No jovem ator Elmer Back, que guarda certa semelhança física com o cineasta biografado.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais