Ballet de Londrina

Ballet de Londrina (Foto: Brunno Martins)

A magistral orquestração de Igor Stravinsky (1882-1971) sob o domínio de execuções ao piano em dois de seus balés clássicos A Sagração da Primavera e Petrouchka, versões que o Ballet de Londrina apresenta em turnê nacional dos 20 anos da companhia. O circuito de espetáculos começa pelo Nordeste. Aracaju recebe o espetáculo nos dias 20 e 21 de abril, no Teatro Atheneu, às 20h e 19h, respectivamente. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), academias de ballet terão desconto. Informações pelo telefone 3179 1910.

Dirigida pelo coreógrafo Leonardo Ramos, a companhia é uma das que mantém um repertório de maior circulação no país e internacionalmente, desde que foi criada, no interior do Paraná. O Ballet de Londrina é exceção no panorama cultural brasileiro fora do eixo Rio/São Paulo. Uma companhia de dança que, mais do que manter parte de um elenco de profissionais, desde a fundação, em 1983, conta com o vigor de novos bailarinos.

Duas décadas de uma trajetória que tem o início de suas comemorações no circuito nordestino da turnê nacional, incluindo as cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Mossoró (RN), Recife (PE), Aracaju (SE), Salvador(BA) e Camaçari (BA). A realização conta com apoio do Ministério da Cultura e a Tigre, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte/Petrobras Klauss Vianna.

O programa de repertório de Stravinsky também marca as comemorações do centenário de A Sagração da Primavera, uma das peças que serão apresentadas. O imortal enredo, arrebatado pela música do compositor russo, apresenta os desígnios da condição humana. Uma releitura contemporânea de uma obra que inaugurou a vanguarda europeia.

A Sagração da Primavera dá continuidade à pesquisa do coreógrafo Leonardo Ramos, que desde os espetáculos Decalque (2007), explora a horizontalidade e novos eixos de apoio e equilíbrio dos bailarinos. Característica que conquistou o status de linguagem própria da companhia londrinense.

A versão não orquestral da música de Stravinsky é executada por quatro pianos, que assumem o papel de todos os instrumentos. O que se vê no palco é um embate de forças em que a fragilidade da condição humana escreve a sua narrativa ora de grande delicadeza ou de total crueldade.

Continuando essa discussão em Petrouchka, a Companhia Ballet de Londrina leva às últimas consequências em Petrouchka, concepção original do russo Igor Stravinsky (1882-1971) e coreografia de Michel Fokine (1880-1942), a enganosa teia da paixão não correspondida, alimentada pelo amor a si próprio. Desejos inconfessos, vaidade, ciúme e, por que não, a ruína habitam os corações. Desavisados são feridos mortalmente na busca insaciável amorosa.

O início e as datas das apresentações do circuito nordestino da turnê do Ballet de Londrina, bem como o preço de ingressos, estarão disponíveis no site da companhia www.balletdelondrina.art.br. As fotos dos dois espetáculos também estarão disponíveis na página. Mais informações: diretor da Companhia Ballet de Londrina, Leonardo Ramos (43) 9929-3888.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais