Espetáculo “Senhora dos Restos”

Apresentação acontece no dia 14 de agosto (Foto: divulgação)

O espetáculo “Senhora dos Restos” será realizado no dia 14 de agosto, no Teatro Atheneu. Sob direção de Iradilson Bispo, Isabel Santos dá vida ao texto de Euler Lopes, que retrata a história de uma mulher idosa, moradora do Mercado Municipal de Aracaju. Informações sobre o espetáculo estão disponíveis através do telefone (79) 3213 7468. Participe da promoção do Portal Infonet e concorra a ingresso.

Sinopse

Dos Restos do Mercado Municipal sobrevive uma velha, conhecida como Senhora dos Restos. Abandonada há anos, ela tem se tornado atração da cidade por ser a única que consegue ver a cidade com lucidez. A Senhora dos Restos é a representação viva da miséria, do abandono, da marginalização. É a porta-voz dos despossuídos, que questiona o crime, o amor, a vida. Através de sua história somos guiados para um mundo desconhecido, o mundo dos miseráveis, que são privados de qualquer e todo tipo de direito. A Senhora dos Restos nos leva a uma reflexão sobre o que é viver em sociedade, e sobre a nossa participação na forma que ela é construída, marginalizando, oprimindo, destinado pessoas aos restos.

Briefing

A história de uma mulher idosa, moradora do Mercado Municipal de Aracaju, marca um momento importante para o teatro sergipano. O texto de Euler Lopes traz para o espetáculo Senhora dos Restos palavras Bakhtinianas, carregadas de conteúdo social. Nessa experiência vivencial, as ressonâncias ideológicas, concernentes à vida da protagonista, são interpretadas pela premiada atriz Isabel Santos, sob direção de Iradilson Bispo.

Não é por acaso que a contemporaneidade da narrativa nos remete a questões pujantes de uma sociedade como a brasileira. Temas como a fome, miséria, educação básica e de qualidade para todos, igualdade entre todos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, ou seja, temas dos Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) ecoam pelos brados da velha mulher, que vivendo de restos, não permite que nossa consciência silencie. O cenário é uma construção a partir de material reciclado e doado à Dicuri.

O figurino, uma revelação de inúmeros seres humanos andarilhos de uma desigualdade que Portanto, ao mostrar para a sociedade os resultados da desigualdade social e os diversos problemas enfrentados pelos moradores de rua, as humilhações e submissões para se adquirir alimento e, principalmente, os casos de violência praticados pelos jovens e ricos seguidos da impunidade, comum em muitos casos em nosso país, Senhora dos Restos nos revela conteúdo para além de signos, transcende cenas que nos ligam a brasileiros e brasileiras como o índio Galdino, o artista Bispo do Rosário, o sociólogo Betinho, de Chico Mendes, Margarida Alves e Maria da Penha.

Com informações da organização do evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais