Encontro com o Chorinho

O Grupo Brasileiríssimo se apresenta nesta quinta-feira, 30 (Foto: divulgação)

O show apresentado no Restaurante RUDAH marca a segunda edição da temporada, onde o Grupo Brasileiríssimo vai interpretar grandes clássicos do Choro, como também músicas autorais, com uma linguagem bem peculiar, com arranjos elaborados dando ênfase aos cinco integrantes.

O choro

Popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho – a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.

Brasileiríssimo

O Grupo Brasileiríssimo constitui um jovem grupo de choro a atuar no cenário musical de Sergipe. Criado em 2012, a partir da urgente necessidade de resgate do mais tradicional gênero musical urbano genuinamente brasileiro, o Choro, tem como principal objetivo resgatar e inovar com um repertório que alberga os grandes compositores deste gênero, tal como shows temáticos (Tributo a Chiquinha Gonzaga, Tributo a Pixinguinha, dentre outros). Esta característica singular vem contribuir diretamente para o contexto e cenário da cultura musical do Estado de Sergipe, com a meta de expandir a música produzida neste Estado para o Brasil e para o mundo.

A composição instrumental do grupo reflete a sonoridade do Choro Violão Sete Cordas (Ricardo Vieira), Cavaquinho (Carlos Luciani), Clarineta (Felipe Freitas), Bandolim (Fernando Freitas) e percussão (Helder Batata). Em 2012, em seu primeiro ano de atuação, o Grupo Brasileiríssimo teve a grande honra de dividir o palco com os grandes ícones do Choro: Zé da Velha e Silvério Pontes.

O Evento

Será realizado uma Quinta-Feira por mês aqui em Aracaju no Restaurante RUDAH, Rua Cristóvão de Barros, 90 – Treze de Julho, segunda edição é dia 30 de Julho, às 21h. Na ocasião, serão apresentados clássicos do Choro e músicas autorais do grupo, um show intimista onde o público apreciador da boa musica irá fazer uma viagem na história desse gênero genuinamente brasileiro.  

Com informações da organização do evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais