SES regulariza fornecimento pelo Case do alimento PKU2

O alimento atende a 21 pacientes que precisam do PKU2 (Foto: Flávia Pacheco SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o alimento PKU 2 (ou B) está disponível no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) para atender os 21 pequenos pacientes que utilizam o produto.  O alimento que estava em falta, chegou ontem à tarde na unidade e foi colocado imediatamente para dispensação segundo informações do coordenador do Case, Paulo Roberto Andrade.

Cada um dos 21 pacientes recebem quantidades variadas de latas como explicou o coordenador. “Algumas crianças recebem quatro, outras recebem seis latas, depende da necessidade nutricional de cada uma delas”, reforçou, destacando a importância do Case na assistência aos pacientes que utilizam suplementos alimentares.

“Temos no Case um cadastro numeroso de pessoas que precisam de alimentação especial ou complementar e têm suas necessidades supridas pelo Centro de Atenção à Saúde de Sergipe. Então, neste caso é reconfortante para as famílias sergipanas saberem que têm no Case a solução de seus problemas”, disse Paulo Roberto Andrade.

O PKU 2 é um alimento recomendado para crianças de um a oito anos de idade em dietas com restrição a fenilalanina, que é um aminoácido natural, encontrado tanto nas proteínas vegetais como animais. Porém, fenilalanina faz mal para os fenilcetonúricos, que são incapazes de a digerir o que a torna uma perigosa toxina para o cérebro desses pacientes, embora para a população de forma geral, a fenilalanina não faz mal nenhum e em alguns casos pode até ser utilizada como suplemento para ajudar a emagrecer.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais