Câncer de mama e de próstata estão entre os que levaram sergipanos a óbito, segundo a pesquisa (Foto: Pixabay) |
Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira, 16, pelo Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), apontou que o câncer figura como principal causa de morte em 516 dos 5.570 municípios brasileiros, o que equivale a 10% da totalidade. Em Sergipe, os tumores são os principais causadores de óbitos nos municípios de Cumbe e São Miguel do Aleixo.
Os dados são preocupantes e o estudo ainda aponta que se nada for feito, até o ano de 2029 o câncer se tornará a primeira causa de morte no país. Segundo o levantamento, em Sergipe no ano de 2015, a doença levou a óbito mais de 1700 pessoas, sendo 843 do sexo masculino e 862 do sexo feminino. A cidade com mais registros de óbito por conta da doença foi Aracaju, com 588 casos.
Ainda conforme o estudo, os tipos de câncer que mais levaram a óbito os sergipanos naquele período foram o câncer de próstata (180 casos), câncer de brônquios e pulmões (178 casos) e o câncer de mama (163 casos). A faixa etária que mais sofreu com a doença foi a de idosos com idade entre 70 a 79 anos, com 384 casos de óbitos confirmados.
Regiões mais afetadas
A maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada nas regiões mais desenvolvidas do País, onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores. Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).
Na região Nordeste, os Estados onde se tem o câncer como maior causador de mortes são a Paraíba (15 municípios), Bahia e Rio Grande do Norte, com 11 municípios cada.
por Yago de Andrade e Cássia Santana
com informações do Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e CFM