Hemose fez cadastro para avaliar possíveis doadores de medula óssea (Fotos: Portal Infonet)
|
No evento que discutiu a importância de cada vez mais pessoas se tornarem doadoras de órgãos, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) esteve presente, nesta sexta-feira, 4, realizando um cadastro de doadores de sangue e medula óssea.
“A quantidade de pessoas aguardando é extremamente relevante, então unimos ações para o objetivo de ajudar essas pessoas. O cadastro é direcionado às pessoas que se encontram com câncer, como leucemia”, conta a assistente social do órgão, Jucilene Vieira.
Para realizar a doação, basta que o interessado compareça à sede do Hemose. É necessário ser maior de 18 anos, ter bom estado de saúde e não possuir doenças infecciosas, como HIV e hepatite. “Ao chegar, será direcionado ao acolhimento ou serviço social. Não precisa estar em jejum. Fornecerá informações como nome, endereço e telefone, contato de pessoas próximas. É importante também atualizar o cadastro, porque muitas vezes encontramos alguém compatível, mas os meios de contato estão desatualizados”, orienta.
O Centro de Hemoterapia funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 17h, na avenida Tancredo Neves, s/n, no bairro Capucho.
Por Victor Siqueira