Medicamento está em falta desde o dia 19 de abril (Foto: reprodução/ Taxol) |
Pacientes oncológicos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) continuam com o tratamento quimioterápico interrompido. O motivo é a falta do remédio “Taxol”, uma substância utilizada durante 12 semanas para combater a doença.
O alerta foi feito pelo Grupo Mulheres de Peito semana passada. De acordo com o grupo, desde o dia 19 de abril o medicamento vem faltando na farmácia do Huse. “Chegou na semana retrasada, mas em pequena quantidade e logo acabou”, lamentou Sheyla Galba, representante do grupo. “Alguns pacientes estão há quatro semanas com o tratamento interrompido”, ressaltou.
A interrupção no tratamento pode fazer o tumor cancerígeno voltar ou ficar ainda mais agressivo, segundo Galba, que já foi paciente oncológica e hoje luta por mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. Entretanto, de acordo com ela, o remédio também é necessário para tratar outros tipos da doença, o que aumenta a demanda e a necessidade da disponibilidade do medicamento.
Procurado pelo Portal Infonet, o Huse informou que a responsabilidade pelas compras é da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Portal entrou em contato com a SES e aguarda retorno sobre o caso. Permanecemos à disposição através do telefone (79) 2106-8000 ou do e-mail jornalismo@infonet.com.br.
por Jéssica França