A campanha termina em 1° de junho (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Faltando pouco mais de 15 dias para encerrar o prazo para vacinação contra gripe, o estado de Sergipe ainda não conseguiu atingir metade da meta estabelecida (460 mil). De acordo com a gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, até o momento apenas 43% da população foi vacinada em todo estado, restando 57% das pessoas [do grupo prioritário] serem vacinadas.
Segundo ela, os dados cadastrados no sistema apontam que o município que atingiu o maior número de pessoas foi Telha, com quase 80%. Já o município de Japaratuba atingiu apenas 21% dos grupos prioritários, sendo o que registrou o menor número em todo estado. A capital Aracaju, segundo a gerente, vacinou cerca de 43% das pessoas.
Sândala destaca que o dia 'D' foi fundamental para elevar o número de vacinados, mas para que a meta seja alcançada é necessário que a população procure os postos de saúde e os municípios se mobilizem para detectar o público que ainda não foi atingido pela campanha. “Muita gente acaba deixando para última hora, então é importante que as pessoas procurem o mais rápido possível a vacina, porque as chuvas estão chegando e muita gente já foi detectada com gripe”, recomenda.
Grupos
Os grupos prioritários a serem vacinados contra a influenza são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a influenza B. A campanha de vacinação segue até o dia 1° de junho.
por Yago de Andrade
com informações da SES