Elas pedem uma reunião com a Codevasf e o Incra (Foto: MST) |
Mais de trezentas mulheres do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta terça-feira, 20, a portaria da Usina de Xingó, em Canindé do São Francisco.
Conforme a assessoria do MST em Sergipe, a ocupação foi realizada por trabalhadoras residem no perímetro irrigado do Jacaré Curituba, que solicitam uma audiência com representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A assessoria informou que existe um impasse entre as duas instituições sobre a responsabilidade de gestão pelo perímetro irrigado, por isso as mulheres também solicitaram que a presença do Procurador Federal Dr. Ramiro Rockenbach nesta audiência, para que a responsabilidade seja documentada.
Ato nacional
O ato realizado em Xingó integra uma série de outras atividades realizadas pelo movimento que ocorrem em todo o país. De acordo com Gislene Reis, que faz parte da direção nacional do MST em Sergipe, o movimento no Estado aderiu a pauta nacional de luta contra a privatização da água. “Em Xingó foi feita a ocupação em defesa da água, para lembrar a luta das mulheres no mês de março e também pela reforma agrária”, explica.
Incra
O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, mas não obtivemos êxito. Permanecemos à disposição através do (79) 2106-8000 e do jornalismo@infonet.com.br.
Codevasf
Nossa equipe também entrou em contato com a assessoria da Codevasf em Sergipe, que nos informou que a demanda se trata de uma pauta de responsabilidade federal. Nós entramos em contato através de email com a instituição, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria. Permanecemos à disposição através do (79) 2106-8000 ou do jornalismo@infonet.com.br.
Por Yago de Andrade e Victor Siqueira
Com informações do MST
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B