Petroleiros e políticos fazem ato na porta da Fafen

Manifestantes tentam sensibilizar Petrobras a manter fábrica (Foto: facebook Sindipetro Al/SE)

Funcionários da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), subsidiária da Petrobras, estão realizando uma manifestação na porta da unidade, no município de Laranjeiras. No ato, estão reunidos servidores ativos e inativos, políticos e lideranças comunitárias que se posicionam contrários ao fechamento da fábrica nos Estados de Sergipe e Bahia.

Na ótica do sindicalista Pedro Messias, diretor do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), o fechamento da unidade trará consequências graves para a economia sergipana, uma vez que a Fábrica de Fertilizantes é uma das principais atividades que movimentam e produzem o crescimento econômico do Estado.

Os manifestantes realizam o ato e permanecerão concentrados na porta da unidade até às 9h. Neste período, as atividades na fábrica foram suspensas e serão retomadas ao final da manifestação. A classe trabalhadora estão definindo novas formas de mobilização para sensibilizar a Petrobras a não dar continuidade a esta iniciativa e já estão disseminando uma petição eletrônica para barrar o projeto da estatal.

O sindicalista Pedro Messias informa que a Petrobras não expediu qualquer comunicado às Centrais Sindicais sobre esta possibilidade e que os sindicalistas  receberam comunicado e que a formação foi transmitida pela diretoria da Petrobras, por telefone, ao governador Jackson Barreto (MDB).

Por telefone, o diretor executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino, confirmou a iniciativa informando que o processo para o fechamento da fábrica começou no ano de 2016
motivado pelos prejuízos da unidade. Na entrevista, o diretor executivo da estatal garante que a Petrobras manterá os 272 funcionários da Fafen e que a estatal buscará alternativas para diminuir o impacto social no município de Laranjeiras, onde a unidade está instalada.

Petrobras

"A Petrobras anunciou, em 2016, que iria sair integralmente do setor de fertilizantes. A companhia realizou uma reunião na manhã de ontem (20/03) com os empregados anunciando a decisão sobre a hibernação da Fafen-SE e informou que buscará oportunidades de realocação profissional para os empregados em outras unidades da Petrobras.

Cabe ressaltar que a decisão de encerrar as atividades produtivas da fábrica se deve às perspectivas de perdas da Petrobras com estas operação. Em 2017, a Fafen-SE apresentou resultado negativo de cerca de R$ 600 milhões".

Por Cássia Santana 

A matéria foi alterada ás 15h29 do dia 21/03 para acréscimo de posicionamento da Petrobras

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais