|
Oferta da vacina contra febre amarela será ampliada em 2019 (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Só a partir do mês de fevereiro de 2019, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai inserir as doses da vacina contra a febre amarela no calendário oficial de vacinação do Estado de Sergipe. Apesar da ampliação da oferta, cujas doses estarão disponíveis para toda a população, as regras continuam as mesmas: aquelas pessoas que já receberam a vacina, em algum momento da vida, já estão imunizadas, sem necessidade de ser vacinadas novamente.
Conforme explicações da gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, o Estado de Sergipe atende recomendação do Ministério da Saúde em consequência do aumento inesperado no número de casos da doença no país. Alguns Estados já começam a incluir a vacina no calendário regular de vacinação ainda neste ano, mas Sergipe só ampliará a oferta a partir do próximo ano por se tratar de área que não apresenta risco em relação à doença.
Conforme Sândala Teles, para atender a demanda no país, o Ministério da Saúde firmou parceria com o Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e o Laboratório Libbs Farmacêutica, em São Paulo, com a expectativa de produzir 49 milhões de doses da vacina até o final deste ano. A partir desta parceria, o laboratório deve fornecer novos lotes da vacina a partir do segundo semestre deste ano.
Atenção: as gestantes e as mães, durante a amamentação do bebê, não devem fazer uso da vacina contra a febre amarela, conforme alerta a gerente do Núcleo de Imunização. As crianças só devem ser vacinadas a partir dos seis meses de vida e, nesta idade, deve-se interromper a amamentação por um período mínimo de dez dias após a vacina.
Cássia Santana,
com informações da Ascom da Secretaria de Estado da Saúde