Tartarugas foram soltas na manhã desta sexta (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Projeto Tamar está comemorando o número de 35 milhões de filhotes de tartarugas lançados ao mar. O trabalho social, desenvolvido há mais de três décadas, atingiu o número expressivo na manhã desta sexta-feira, 6, com o lançamento de mais 100 pequeninos filhotes na praia da Atalaia. O Tamar se notabilizou como o mais importante trabalho de preservação de espécies marinha do Brasil e um dos maiores do mundo. Atualmente, o projeto está presente em nove estados protegendo 1.200 quilômetros de praias.
O ano de 2018 também tem sido de boas notícias para o projeto. A Petrobras, sua maior parceira e financiadora, anunciou a renovação do apoio ao Projeto com cifra de R$ 12,5 milhões para os próximos três anos. Para o diretor de sustentabilidade do Tamar, César Coelho, um apoio bastante significativo. “Sem essa parceria talvez não tivéssemos chegado aqui. Hoje estamos vendo populações de tartarugas que antes estavam dizimadas e agora estão recuperadas, com algumas retornando a praia”, afirma. Com a renovação da parceria, César acredita que o Projeto manterá a média de 600 mil filhotes liberados anualmente.
Gilberto diz que Tamar é o projeto mais antigo da Petrobras |
O gerente Brasil de Relacionamento e Comunidade da Petrobras, Gilberto Carvalho, também comemora a parceria. “É com muito alegria que assistimos hoje a soltura do filhote simbólico dos 35 milhões de tartarugas protegidas. Esse é o projeto mais antigo junto com o Projeto Tamar. Esperamos que nos próximos anos continuem desenvolvendo material técnico-científico, protegendo o habitat e as espécies”, frisa.
Ainda nesta sexta-feira os voluntários do Projeto farão a soltura de mais 200 filhotes de tartaruas na Praia da Atalaia, nos fundos do Oceanário de Aracaju. As comemorações seguem até o próximo sábado, 7.
Por Ícaro Novaes