Centrais sindicais protestam contra prisão de Lula

Ato ocorreu no Centro de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

Roberto Silva fala que prisão de Lula comprov que houve golpe

Rogério diz ato é de resistência 

Iran diz que prisão tem natureza política 

Centrais sindicais e movimentos sociais se reuniram no final da tarde desta sexta-feira, 6, no Centro de Aracaju para protestar contra prisão de Lula. Os manifestantes dizem que a condenação do ex-presidente é parte de um golpe dos partidos de Direita e da elite econômica nacional e internacional.

O vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roberto Silva, diz que houve um golpe contra a classe trabalhadora, seus direitos e a democracia. “A prisão injusta de Lula comprova o golpe. Ele estava bem nas pesquisas e tinha tudo para ser o próximo presidente, mas a direita construiu um golpe fatal na democracia do nosso país. O processo eleitora está risco porque o principal candidato está impedido em virtude de um crime que não cometeu”, conta.

De acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sergipe, Rogério Carvalho, o ato é pela defesa de democracia e contra o abuso de poder. “Esse é um ato de resistência pela democracia, pela defesa do país e contra o abuso de poder em relação à prisão de Lula. É também é um ato contra a venda de ativos da Petrobras, a reforma trabalhista e terceirização desenfreada, ou seja, a toda essa lógica de entreguismo que estamos vivendo em nosso país”, opina.

Para o vereador Iran Barbosa, do PT, a prisão de Lula tem natureza política e faz parte e um golpe vivido pelo Brasil em 2016. “Esse golpe tem sequências e agora é impedir que o quadro, que tem amplas possibilidades de ser vitorioso na eleição e de recolocar no eixo o programa derrubado de forma ilegítima pelo golpe, volte ao poder. É por isso que esse ato também tem objetivo de denunciar que essa decisão não é judicial e sim, politica, para impedir que Lula participe das eleições. Estamos aqui para dizer que o povo exige o direito de escolher quem vai governar”, comenta.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.O ex-presidente tinha até às 7h dessa sexta-feira, 6, prazo estipulado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal no Paraná, para se apresentar voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba. 

Por Verlane Estácio

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais