Cida Lisboa (Foto: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Ex-jogadora e técnica vitoriosa, Cida Lisboa é um dos principais nomes por trás dos expressivos resultados de atletas sergipanos no cenário nacional do vôlei de praia. Líder de um centro de treinamento em São Cristóvão, ela se desdobra nas ‘tarefas’ de mãe e preparadora de Duda Lisboa, de técnica de Tainá e Victoria e de várias outras duplas que têm despontado nas categorias de base.
Em conversa com o Portal Infonet, Cida falou sobre o atual momento do vôlei de praia sergipano e da satisfação de ter tido, em uma das etapas nacionais, uma final na qual três das quatro atletas foram formadas por ela. Confira abaixo.
Portal Infonet – Na etapa João Pessoa-PB do Open Nacional, a final foi entre Ágatha/ Duda e Tainá/ Victoria. Ou seja, das quatro atletas em quadra na final de uma etapa nacional, três foram formadas no seu centro de treinamento. Como você se sentiu naquele momento?
Cida Lisboa – Era a recompensa de todo um trabalho. Vi que tudo o que faço está valendo a pena. Naquele momento, eu seria campeã de qualquer jeito. Tainá e Victoria fizeram um torneio excelente. Quando veio a final, todos me perguntavam para quem eu iria torcer, mas eu não tinha para quem torcer. Para mim, eu já havia vencido – fosse com Duda, fosse com Tainá e Victoria. Só lamento por não ter ajudado mais a Tainá e a Victoria naquele momento.
Portal Infonet – Por que?
Cida Lisboa – Deixei bem claro que mais cedo ou mais tarde elas iriam enfrentar a Duda, e que eu não poderia sentar no banco com elas e orientá-las contra minha própria filha. Elas entendem, foi um acordo que fizemos, e naquela final específica não pude ficar com elas. Isso já aconteceu por três vezes e elas entenderam.
Portal Infonet – Como você avalia o atual momento do vôlei de praia sergipano? Estamos vivendo o auge da modalidade no estado?
Cida Lisboa – Sim, nosso vôlei de praia está no auge. Temos cinco atletas despontando bem na categoria adulta: a Duda, a Tainá, a Victoria, o Álvaro e o Raul. Agora, como sempre, há a falta de apoio, de incentivo. Vivemos do esporte e precisamos muito de recursos para viajar. O atleta é seu próprio patrocinador. Mas com muita força estamos conseguindo.
Portal Infonet – A parceria de Duda com Ágatha chegou ao encaixe ideal que toda dupla parece procurar? Ou ainda falta algo?
Cida Lisboa – Apesar de um ano e quatro meses de parceria, o entrosamento delas é perfeito. Por ser mais experiente, a Ágatha está servindo de exemplo para a Duda. Nesse período juntas elas atingiram um nível muito bom, já se conhecem bem, e vão brigar por uma vaga olímpica.
Por Igor Matheus