Mulheres de várias idades estão compondo o projeto (Foto: Fotografare – Due Click Per Te) |
O mês de março será mais que especial para o cordel sergipano, em especial para as mulheres cordelistas. No dia 22 deste mês, será lançado em Aracaju, a obra "Das Neves às Nuvens – I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano".
O livro reunirá o trabalho de dezessete mulheres cordelistas, com idades que variam entre 15 a 86 anos, todas residentes em Sergipe, e que terão espaço para retratar o seu trabalho e história nesta obra idealizada pela Academia Sergipana de Cordel (ASC).
De acordo com a presidente da ASC, Izabel Nascimento, o lançamento no mês de março tem um significado ainda maior. “No mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher, o nosso objetivo com a publicação é apresentar a vertente poética e não menos forte nem menos importante, das mulheres. Todas as histórias retratadas no livro são inspiradoras e nada melhor do que o mês de março como palco desta apresentação poética”, afirma.
Homenagem
A obra ainda traz uma importante homenagem a Maria das Neves Batista Pimentel, primeira mulher cordelista que se tem notícia. Sua produção, à época, era assinada com o nome de Altino Alagoano, seu esposo, por conta da repressão. Hoje ela é considerada uma desbravadora.
Lançamento
O lançamento acontece no dia 22 de março, às 19h, no Clube da Caixa, em Aracaju. O espaço é aberto a todos os públicos.
Por Yago de Andrade