Radioterapia: máquina do Cirurgia está parada há 60 dias

Máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia completa 60 dias sem funcionar (Foto: Arquivo Infonet)

60 dias. É esse o tempo que os pacientes oncológicos esperam para que o problema na máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia seja resolvido e os atendimentos sejam retomados.

O equipamento quebrou no dia 15 de janeiro. 40 pessoas estão sem acesso ao tratamento contra o câncer – nesse meio tempo, duas faleceram por conta dos prejuízos provocados pela interrupção. Oito pessoas estavam na fila para iniciar os procedimentos.

A máquina tem mais de 30 anos de uso e as interrupções por quebra de peças são recorrentes. Assim, é necessário chamar um técnico de outro estado para verificar o problema, as soluções, e viabilizar a substituição das partes danificadas.

A assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia justifica o desgaste da máquina de radioterapia pela quantidade de sessões diárias, que chega a receber até 50 pacientes. Além disso, informou que as peças em questão já foram adquiridas no exterior  e que na próxima semana o conserto será efetuado. “Em relação aos pacientes que se encontravam em tratamento, foram informados pelo Sigau (órgão regulador) para que fossem tomadas as medidas cabíveis e muitos destes já deram continuidade ao tratamento. Não obstante, estamos diligenciando o mais breve possível a aquisição de tais peças para o retorno do atendimento da máquina de radioterapia”.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais