Instituto paulista descarta suspeita de febre amarela

Só pode tomar a vacina quem vai viajar para locais considerados de risco (Foto: Ipes)

Três casos suspeitos de febre amarela em Sergipe que estavam sob investigação do Ministério da Saúde deram negativo. Os resultados foram recebidos essa semana pela Secretaria do Estado da Saúde (SES).

De acordo com a gerente de endemias da SES, Sidney Sá, a suspeita começou no fim do mês de janeiro em três pacientes: um homem, uma mulher e uma criança – as duas últimas haviam viajado para estados com epidemia e, ao regressar a Sergipe com alguns sintomas, solicitaram os exames à secretaria. “O rapaz viu algumas notícias sobre o assunto, ficou assustado e solicitou exames. Mas a suspeita foi logo descartada. Já as outras pacientes viajaram para áreas de risco e também solicitaram”, explica a gerente. As amostras clínicas foram examinadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, onde teve os resultados negativos.

Sobre o caso de Canindé de São Francisco, Sidney Sá reforça que apenas os moradores da cidade devem procurar os postos de saúde para se vacinar. “Quem vai a passeio não precisa. É bom lembrar que o macaco infectado foi encontrado em Paulo Afonso [Bahia] e não em Canindé”, explica.

Sergipe possui 40 municípios receptores da vacina. Por fazer parte de um estado que não é considerado endêmico para febre amarela, Aracaju oferta a dose padrão da vacina contra a febre amarela com 0,5 ml e aplicação via subcutânea, em 10 unidades de saúde, das 8h às 17h, distribuídas em variados dias da semana.

Só pode tomar a vacina quem vai viajar para locais considerados de risco. É necessário apresentar comprovante de viagem ou hospedagem no posto de saúde.

Confira abaixo os locais de vacinação

Na capital, os locais de vacinação são as UBS Dona Sinhazinha, Edézio Vieira de Melo, Joaldo Barbosa, Augusto César Leite, Maria do Céu, José Machado de Souza, Lauro Dantas, Celso Daniel e Marx Carvalho, que passou a disponibilizar as doses. Além dessas, o Ipesaúde também as disponibiliza

por Jéssica França 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais