Táxis-bandeira querem desempenhar lotação para zona sul

Táxis-bandeira querem desempenhar lotação para zona sul (Foto:Portal Infonet)

Na manifestação de dezenas de taxistas em frente à Câmara de Vereadores (CMA), a categoria protestou contra o projeto de autoria de Bigode do Santa Maria (PMDB), que regulamenta a atividade de táxi-lotação para os bairros da zona sul. Atualmente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) considera o ramo como clandestino.

A proposta é uma emenda à lei orgânica do município e necessita de trâmites regimentais diferenciados até que seja votado. O projeto foi protocolado ano passado e deverá entrar em discussão em breve.

Manildo Ramos, presidente do Sintax, critica proposta de regulamentação de clandestinos (Foto: Portal Infonet)

A demanda exigida pelos motoristas que exercem a função de táxi-bandeira é que não haja apreciação da proposta, e sim que eles mesmos possam desempenhar o serviço. “Temos 2.080 taxistas e uma lista protocolada na SMTT com mais de 700 profissionais que querem fazer essa atividade. Por que vamos aceitar uma regulamentação dessa, para um clandestino que não tem compromisso algum com a sociedade?”, criticou Manildo Ramos, presidente do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax).

Bigode do Santa Maria defende projeto de sua autoria e fala com taxistas (Foto: Portal Infonet)

O sindicalista destaca o prejuízo que a classe já enfrenta por conta da permissão para trabalho de motoristas vinculados a aplicativos. “Brigamos há muito tempo contra isso, é uma enganação. A população se empolgou e deixou o táxi de lado, que tem condutores capacitados com toda a estrutura, que desempenha um bom serviço, que é autorizado, para usar um outro sem segurança alguma”.

O lema utilizado no ato foi “Taxista em luto(a)”, com uma cruz de cemitério em referência às dificuldades que os profissionais enfrentam. O vereador Bigode do Santa Maria conversou com os manifestantes. “Falei que todos precisam trabalhar. O Brasil é grande, é nosso, as categorias de transporte alternativos também lutam. Expliquei que não sou contra eles, sou a favor do trabalhador”, finalizou.

O projeto

O projeto é uma emenda à lei orgânica do município, e regulariza cooperativas que existem há pelo menos dois anos, e que tenham contrato na Junta Comercial e CNPJ. Estabelece que serão admitidos veículos com capacidade máxima de sete lugares, com menos de 10 anos de fabricação, e caracterizados com logomarca.

A emenda engloba os bairros Coroa do Meio, Farolândia, Aeroporto, Jabotiana, Atalaia, Santa Maria, Ponto Novo e Zona de Expansão.

Por Victor Siqueira 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais