PMA recorrerá de decisões de gratuidade e meia-passagem

Nova legislação de gratuidade levanta questionamento para demais municípios do Sistema Integrado de Transporte Público (foto: Arquivo Portal Infonet)

A Prefeitura de Aracaju, através da Procuradoria Geral do Município, irá recorrer à Justiça para contestar a derrubada de vetos pela Câmara Municipal de Aracaju. A lei de gratuidade da tarifa para pessoas acima de 60 anos e o Projeto de Lei que dá direito a meia-passagem no transporte público aos domingos e feriados serão dois dos projetos questionados judicialmente. O prefeito Edvaldo Nogueira já havia adiantado essa decisão ao Portal Infonet no último dia 10 alegando inconstitucionalidade dos projetos em questão. 

O Executivo Municipal tentou vetar os dois projetos de autoria de Seu Marcos (PHS), mas os vereadores derrubaram os vetos, obrigando a formalizá-los como lei. Agora, uma das polêmicas passa a ser, como as empresas de ônibus devem trabalhar, já que a legislação foi aprovada somente para a capital e o Sistema de Transporte Público é integrado com as demais cidades da Grande Aracaju. 

Ao ser questionada sobre o assunto, a assessoria de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) informa que aguarda a comunicação e orientações do órgão gestor, no caso a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). “As empresas de ônibus devem ser notificadas de como devem proceder a partir da publicação da lei”, explica. Já a assessoria da SMTT voltou a informar a inconstitucionalidade das leis e a intenção do município de revogá-las através das ações.

O Setransp já ingressou com uma ação judicial de inconstitucionalidade contra a Lei que estabelece gratuidade para as pessoas acima de 60 anos, em função da ausência da indicação de fonte de custeio, conforme determina a Lei Orgânica do Município e a Lei Federal – que asseguram que o passageiro não seja onerado com a criação de novas gratuidades. O Setransp estuda ingressar ação contra a lei que determina a meia-passagem no transporte coletivo de Aracaju aos domingos e feriados. 

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Aracaju ficou de enviar os demais projetos que serão acionados judicialmente.

por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais