Veja dicas para manter um bom relacionamento no trabalho

Precisamos lidar com as diferenças no ambiente de trabalho (Foto: Pixabay)

Coach Anderson Gois elencou seis dicas de como podemos manter uma boa relação (Foto: Portal Infonet)

No ambiente de trabalho, nós precisamos conviver com pessoas de diferentes histórias, valores e culturas. É justamente por conta destas diferenças, que muitas vezes manter uma relação saudável com os colegas costuma ser uma tarefa bem complicada. Por isso, o Portal Infonet conversou com o coach especialista em inteligência comunicacional, Anderson Gois, que elencou seis dicas de como podemos manter uma boa relação e evitar assim problemas na área profissional. Confira!

Seja mais ‘polido’ – A dica inicial para aqueles que estão começando em um novo emprego é tentar ser o mais polido possível, evitando comunicações desagradáveis, como piadas, brincadeiras, e comentários que incitem discussões acaloradas. “Temas como política, religião, sexualidade devem ser evitados. Por mais que para você pareça algo comum, você não sabe o impacto que isso vai ter na outra pessoa”, recomenda o especialista.

O mundo não conspira contra você – No ambiente de trabalho é normal que tenhamos mais afinidade com algumas pessoas e nem tanto com outras, mas o fato de não ter ligação mais forte com alguns colegas não significa que eles conspirem contra você. “Se em um momento de cafezinho, por exemplo, duas pessoas estão conversando e sorrindo e não te convidaram para participar da conversa, isso não quer dizer que aquelas pessoas estejam falando de você. Existem muitas coisas no mundo para que especificamente elas falem sobre você. A postura de vitimização, de achar que todos estão confabulando contra você ou apontando supostos erros, são elementos que prejudicam no ambiente de trabalho”.

Evite as ‘panelinhas’ – As famosas panelinhas, segundo o especialista, também podem contribuir para os problemas nas relações profissionais. “O quanto você puder evitar os grupos, sobretudo no horário de trabalho é salutar. Você acaba evitando que surjam conversas paralelas ao elemento mais importante que é a efetivação do que deve ser feito no horário de trabalho”.

Preocupe-se com o bem estar da empresa – O especialista destaca que o fundamental para as relações é entender o seu papel dentro da empresa e que evitar conflitos acaba contribuindo para o crescimento dela. “Toda empresa tem um propósito. O funcionário da empresa tem que internalizar essa missão. Você acaba sendo o reflexo da empresa, então, se sua função é limpar prateleiras, as prateleiras pelas quais você é responsável tem que ser as prateleiras mais bem limpas do mundo, isso dará reconhecimento”.

Seja ‘agradável’ – Para manter o ambiente de trabalho sem conflitos, é importante tentar tornar o ambiente o melhor possível, através de ações como um simples “bom dia”. “Se você fizer o exercício de dar um ‘bom dia’, olhar as pessoas nos olhos, chamar pelo nome, ser educado, prestativo. Se em um ambiente de trabalho tiver dez pessoas, cada um assumir a postura de tornar o ambiente melhor a cada dia, esse local será muito bom”.

Evite compartilhamento de mensagens deselegantes – É comum que com as novas tecnologias os grupos formados dentro da empresa se expandam da vida real para a virtual. Ferramentas como o whatsapp, são de grande importância e devido a facilidade de comunicação, as equipes de trabalho acabam formando grupos para dialogar. Porém, muitas pessoas acabam fazendo uso exagerado da mídia social, e compartilhando mensagens deselegantes nestes espaços. “Evite compartilhamento de mensagens nos grupos de whatsapp que não sejam elegantes. Não coloque discussões religiosas, sexuais, política, porque assim você evita discussões exageradas e mal estar”.

por Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais