Adema denuncia dificuldades para encaminhar animais ao Ibama

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) denunciou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está se recusando a receber animais silvestres resgatados em áreas urbanas.

De acordo com a Adema, desde março, 50 animais silvestres de diferentes espécies já foram resgatatos, mas nos últimos 30 dias, os exemplares com problemas motores ou de saúde, precisaram ser destinados a organizações não governamentais, tendo em vista que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama — que seria o local responsável por este acolhimento — está em reforma há quase um ano.

“Os animais com dificuldades motoras ou de saúde precisam passar por reabilitação e essa competência é do Ibama, que possui o Cetas. Como esse centro está em reforma, de 30 dias para cá, o Ibama está se recusando a receber os animais. Nós estamos buscando ONGs que atuam com reabilitação para que o serviço não seja paralisado, mas a instrução normativa nº179 , de 25 de junho de 2008, é clara e diz que a competência é do Ibama”, explicou o assessor de comunicação da Adema, Jhon Santana.

O superintendente do Ibama em Sergipe, Carlos Tadeu, preferiu não falar sobre o assunto, mas afirmou que vai se manifestar nesta terça-feira, 10, após a reunião com o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, para debater o problema.

A reunião entre os órgãos acontece nesta terça-feira, 10, a partir das 10h, na sede da Adema, que fica na rua Vila Cristina, 1051, bairro 13 de Julho.

Com informações da Adema 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais