Desde às 8 horas, o cruzamento entre as avenidas Francisco Porto e Pedro Valadares está interditado para a realização dos desfiles das escolas particulares da capital e de algumas escolas públicas. O motivo de tanto aborrecimento é que o fato não foi noticiado pela CPtran, que organizava o fluxo de trânsito do local. Os motoristas que tentavam vir pela Pedro Valadares ou pela Beira Mar eram desviados pela avenida Acrísio Cruz. O resultado foram dois congestionamentos que se iniciavam tanto na Beira Mar quanto na Pedro Valadares e desembocavam no fim da Acrísio Cruz. Cada uma das ramificações tinha cerca de três a quatro quadras de extensão. Crianças, bandeiras do Brasil, uma multidão de mães enfurecidas lutando para captar os melhores ângulos dos seus filhos munidas com câmeras digitais. Tambores e adolescentes fardados completavam o quadro junto a dezenas de policiais militares. A cena é contemplada por algumas pessoas que se dependuravam nas varandas dos prédios do bairro 13 de julho.
Mas apesar de toda a satisfação de quem participava do início do desfile cívico de 7 de setembro, uma outra classe sentia-se esquecida e aborrecida com os transtornos causados pelo fechamento de uma das principais avenidas da capital sergipana em um dos horários de movimento intenso. Trecho interditado da Francisco Porto Além da avenida principal, os dois desfiles passavam por algumas ruas internas da 13 de Julho e do bairro Salgado Filho, causando mais transtornos para aqueles que tentavam fugir do engarrafamento por dentro desses bairros.
Alguns dos motoristas chegaram a esperar cerca de meia hora. O cabo Tadeu, responsável pela coordenação do desfile das escolas particulares, disse que o bloqueio das ruas não estava causando muitos transtornos e que a liberação deveria ocorrer assim que o desfile fosse terminado. O cabo explicou que a apresentação dos estudantes não tinha hora prevista para terminar. Cabo Tadeu
Toda a confusão causada pelo fechamento das vias indicava justamente o contrário do que foi dito pelo militar. Apesar de entender que a data comemora a independência do país, os motoristas foram afetados de maneira negativa e diziam que o fato estava sim causando transtornos. A sugestão de alguns é que o fechamento ocorresse a partir das 9 da manhã, momento em que o número de pessoas que se dirigem para o trabalho é bem menor. Mães se aglomeram para ver seus filhos na avenida
Comentários