Abordando o Design

Roberta Bacelar – Organizadora
Designer é muito mais do que alguém que elabora panfletos e folders. O objetivo do II Entre Nós, evento promovido pelos estudantes do 8º período do curso de Design Gráfico da universidade Tiradentes – Unit – é mostrar que a formação abrange diversas áreas que permanecem no esquecimento em Aracaju.

 

Moda, filmes, embalagens, móveis, tudo é uma questão de design. Segundo a professora doutora Maria Alzira Brum, o design e a comunicação são os saberes e práticas que devem servir de parâmetro para o mundo contemporâneo: o homem percebe,

Roberta e Maria Alzira Brum
sente, aprende e convive através das duas ciências. Convidada para ministrar a palestra de  abertura do evento, que aconteceu ontem, dia 8, a paulista acredita na transdisciplinaridade das duas modalidades.

 

Design, em um conceito simplista, pode ser traduzido por criar, projetar, desenvolver, dar forma. O termo é aplicável em todas as áreas do conhecimento, mas pode ser percebido com mais força no Urbanismo, na Arquitetura, no desenvolvimento de produtos, entre outros. Apesar disso, é impossível para uma ciência continuar sem comunicar sua produção, utilizando-se tanto do design quanto da 

Estudantes e profissionais se reúnem
comunicação, uma vez que a própria maneira de se apresentar já é uma forma de comunicar. Aí se encontra a transdisciplinaridade, o ponto de encontro entre as duas ciências.

 

De acordo com Roberta Bacelar, estudante do curso e uma das organizadoras do evento, a profissão está crescendo em Sergipe e muitas empresas já se conscientizaram da importância do profissional para obter êxito e maior competitividade. “Já temos cinco turmas formadas e mais profissionais qualificados estão sendo agregados ao mercado”, explica.

 

O Entre Nós já é o segundo maior evento da área no Estado. Apesar de não ter sido divulgado o número de inscritos, o Encontro deu um salto qualitativo em relação ao ano passado, quando participaram do evento apenas professores e profissionais do próprio Estado. Para o ano de 2004, vários nomes do design nacional foram convocados.

 

Além da professora Maria Alzira, foi convidado Marcos Buccini para falar sobre “Design e Animação: abertura para cinema”. A palestra estabeleceu uma linha entre o profissional de design e a sétima arte ao falar sobre a utilização do campo pelo cinema no que se refere às aberturas de filmes.

 

Abordar os campos ainda pouco explorados é uma das metas dos novos profissionais da área em Aracaju. A moda, o cinema e muitos outros continuam esquecidos por muitos profissionais e empresas, mas “esses não são campos novos, eles estão lá, porém, não têm tanta atenção quanto os outros”, explica Roberta.

 

Por Wilame Amorim Lima

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais