Cerca de 600 moradores de palafitas do bairro Coroa do Meio estão cobrando da Prefeitura Municipal de Aracaju – PMA – maior agilidade e rapidez na construção das casas populares prometidas, segundo eles, no início das obras de urbanização do bairro. Segundo moradores técnicos da prefeitura já estiveram no local por duas vezes, mas nenhuma providência foi tomada além do cadastramento das famílias. Eles reclamam ainda da falta de estrutura no local: um braço de mangue com condições precárias de higiene e segurança.
Segundo o assessor Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb -, Ademar Queiroz, as obras de construção das casas fazem parte da reurbanização da Coroa do Meio determinado a partir do Pleno Estratégico Municipal para Assentamentos Subnormais, já que a área foi definida como prioridade pelo programa Moradia Cidadã da prefeitura. Serão construídas 600 residências, no mesmo local, já que a base de sobrevivência dos mesmos está no bairro. O objetivo da PMA é de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores.
Ademar Queirós informou que 210 casas já foram entregue e que nos próximos 15 dias mais 100 famílias poderão mudar-se para suas novas residências. A previsão é que dentro de seis meses a obra esteja concluída com todas as 600 famílias já devidamente alojadas.