Segundo o deputado estadual, pastor Mardoqueu Bodano, PL, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) embargou a construção de 50 casas, que estavam sendo construídas na cidade de Canindé do São Francisco através de uma parceria entre a prefeitura do município e a Caixa econômica Federal (CEF).
O parlamentar condenou a atitude da empresa dizendo que 90% das casas estão praticamente concluída, resta apenas a finalização dos banheiros e da rede de esgoto. Mardoqueu afirmou que a Chesf não pode simplesmente embargar a obra e não apresentar uma proposta para a solução do problema. Para o deputado, é preciso que a empresa se reúna o mais rápido possível com a CEF, a prefeitura de Canindé do São Francisco e os Ministério Publico Estadual e Federal no sentido de encontrar uma solução para essas famílias, que segundo ele, que não têm aonde morar.
O deputado liberal esteve na manhã de ontem, em Paulo Afonso, na Bahia, onde funciona a sede da Chesf e teria sido informado de que o embargo da obra se deu porque a construção das casas está sendo realizada num local onde possui cabos de alta tensão. “Mesmo diante dessas explicações ainda sou contra que a Chesf retire essas famílias sem apresentar uma solução”, disse Mardoqueu, ressaltando que apesar da obra não ter sido totalmente concluída ainda sim existem muitas pessoas morando nas residências.